X Descida do Rio Itajaí-Mirim celebra Dia Mundial da Água em Brusque; saiba como participar
Ação visa conscientização da comunidade
Ação visa conscientização da comunidade
A Fundação do Meio Ambiente (Fundema) e a Defesa Civil de Brusque promovem a X Descida do Rio Itajaí-Mirim neste sábado, 25. O evento ocorre em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado na última quarta-feira, dia 22 de março, e espera-se que cerca de 120 pessoas participem da atividade.
O ponto de saída será na barragem do Samae um pouco acima do IFC. A concentração de todos os participantes no local será às 13h. O percurso segue até a ponte do Trabalhador. Ao final do trajeto, os participantes receberão um lanche saudável.
A ação visa a conscientização da população em relação aos recursos hídricos do município, principalmente em relação ao descarte irregular de resíduos, além de promover a sustentabilidade na cidade e a integração com a comunidade.
A Descida do Rio convida as pessoas a repensarem suas atitudes em relação aos recursos hídricos e aos cuidados com o rio Itajaí-Mirim, bem como a importância dele para o município.
“O engajamento da comunidade é muito importante para desenvolver uma consciência ambiental sobre a importância da manutenção ou da melhoria da qualidade e da quantidade da água dos rios, para o desenvolvimento econômico e social de toda a região”, destaca a responsável ambiental, Viviane Michele Lemes.
O rio Itajaí-Mirim é responsável pelo abastecimento de toda a região de Brusque. Neste ano, o lema na Descida será “Venha conhecer nosso rio: uma vida que corta a cidade”. Além do grupo que fará a descida pela água nas embarcações da Defesa Civil, outros farão o percurso caminhando, realizando a limpeza nas margens. Todo o trajeto dura aproximadamente quatro horas.
As inscrições para a embarcação da Defesa Civil já encerraram, mas ainda é possível se inscrever com embarcações próprias e na caminhada na margem do rio.
A Descida do rio Itajaí-mirim promove os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. O evento evidencia metas do ODS 6 – Água potável e saneamento, ODS – 12 consumo e produção responsável, ODS – 13 Ação Climática e ODS – 15 vida terrestre.
Está edição é uma realização da Fundema e Defesa Civil com o apoio do Samae, Secretaria de Obras, Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), Secretaria de Comunicação (Secom), Secretaria de Educação, Núcleo de Gestão Ambiental, Comitê ODS Brusque, ZEN S/A e Unifebe.
Leia também:
1. Vacinação bivalente contra a Covid-19 começa a ser oferecida a gestantes e puérperas em Brusque
2. VÍDEO – Veículo capota após colidir em carro estacionado e interdita rua em Blumenau
3. “Asfalto oco”: moradores fazem novas reclamações sobre estado de rua no Bateas, em Brusque
4. Homem pelado é flagrado caminhando em Jaraguá do Sul
5. VÍDEO – Rio Itajaí-Mirim poluído volta a causar indignação em Brusque
– Assista agora:
Maionese fit: como fazer receita deliciosa com abacate, sem sabor de abacate