X
X

Buscar

Workshop sobre higiene ocupacional acontece em Brusque neste mês; saiba como participar

Evento será realizado no Senai na próxima semana

No próximo dia 28 de novembro acontecerá um workshop sobre higiene ocupacional na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Brusque, das 19h as 22h.

O workshop será ministrado por Marcos Sell, técnico em segurança, em gestão ambiental do trabalho, tecnólogo em gestão ambiental, consultor técnico em SST, higienista ocupacional na empresa Golden SEG – Engenharia de Segurança, técnico higienista ocupacional certificado pela Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais (THOC 0052) e membro técnico 1302 da Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais.

O evento é direcionado para engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, tecnólogos em Segurança do Trabalho, higienistas ocupacionais, médicos do trabalho, enfermeiros e técnicos de enfermagem do trabalho, fonoaudiólogos, estudantes de cursos de segurança do trabalho e demais interessados no tema que será abordado.

Mais informações pode ser obtidas no Senai, que fica na avenida Primeiro de Maio, 670 ou pelos telefones (47) 3251- 8900 ou (47) 9 8448- 6382.

Segurança no trabalho

Segundo dados apresentados em um evento da Fundacentro, de 2012 a 2018 foram registrados no país um total de 17 mil mortes e 4 milhões de acidentes de trabalho.

De acordo com o perito-médico previdenciário do INSS, Eduardo Costa Sá, que palestrou no evento “o Brasil ocupa o quarto lugar em acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. De 2018 até 29 de março deste ano, foram registrados 802 mil acidentes de trabalho, resultando em 2.995 mortes”.

“O objetivo do workshop é apresentar e discutir os fundamentos técnicos da Higiene Ocupacional, com ênfase nas etapas de antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos físicos, químicos e biológicos”, diz o gerente executivo do Sesi Senai na região no Vale do Itajaí-Mirim, Roberto Zen.

Durante a apresentação haverá a exposição e demonstração prática da operação de instrumentos de avaliação quantitativa tais como: audiodosímetros, medidor de vibrações e acelerômetros, monitor de stress térmico (IBUTG), bombas de amostragem e acessórios para coleta de agentes químicos, calibradores etc.

Também serão apresentados casos reais da aplicação das etapas de higiene ocupacional realizadas em empresas de diferentes segmentos, incluindo medidas de controle.