Voto em candidatos locais é aposta para Brusque voltar a ter representação na política estadual e nacional

Presidente da Acibr comenta sobre campanha que visa encorajar os votos em candidatos de Brusque

O município de Brusque atualmente não conta com nenhum deputado estadual ou federal eleito que seja da cidade, sendo assim, não têm conseguido obter representatividade no cenário político de Santa Catarina.

Preocupadas com o atual ambiente político, algumas entidades de Brusque têm se reunido em prol de uma campanha que visa encorajar os moradores a votarem em candidatos locais nas eleições deste ano. Entre elas, está a Associação Empresarial de Brusque (Acibr).

Importância

Rita Cassia Conti, presidente da Acibr, comentou sobre a campanha e a ideia central que será abordada neste ano.

“Nós teremos em breve o lançamento da ‘Voz Única’, que são os pleitos regionais que estamos construindo para apresentar para todos os candidatos. Com certeza vamos incentivar o voto local e regional para termos uma representatividade de Brusque e região”, disse a presidente.

Questionada sobre o peso de Brusque na economia do estado, Rita comenta que, pelo porte das indústrias locais, a cidade merece uma representatividade política.

“Pelo porte da economia, das indústrias, lojas e da associação empresarial, é necessário termos os representantes locais para estarem mais presentes com nossos pleitos. É importantíssimo fazermos esse trabalho. Isso será feito com transparência e ética, mas será nossa condução para essas eleições”, conclui Rita.

Números e perdas

Quando uma cidade possui representantes em nível estadual ou federal, é muito mais provável que receba recursos por meio de emendas parlamentares.

De acordo com dados compilados pelo ex-prefeito Danilo Moritz, que recentemente lançou livro sobre a história das eleições em Brusque, cada deputado federal pode trazer uma média de R$ 40 milhões em emendas parlamentares. Em 16 anos, esse valor corresponde a um montante de R$ 600 milhões em média.

Não há dados exatos sobre a proporção desse recurso que iria para o município de origem do deputado, mas a tendência é de que se sobressaia em relação aos outros.

Danilo Moritz explica que é importante ter um representante no parlamento, além de bons projetos, para conseguir trazer esse recurso.

“Esta é uma afirmação todos os anos repetida. Além das prefeituras, entidades sociais, esportivas, culturais e assistenciais podem apresentar projetos para captação de recursos financeiros todos os anos”, diz o ex-prefeito. Mas segundo Danilo, a liberação dos valores não depende apenas da apresentação do projeto. É preciso ter um representante em Brasília que faça o acompanhamento e a cobrança de pleito.

“Um deputado federal, sobretudo se for aliado do governo, é fundamental para a aprovação e liberação do dinheiro. São milhões que podem ser aprovados para as entidades todos os anos”, diz Danilo.

Caminho para a eleição

Questionado sobre qual seria o caminho para que um deputado federal seja eleito, Danilo explica que o primeiro ponto importante é que a nossa micro-região (Brusque, Guabiruba e Botuverá) tenha votos suficientes para eleger um candidato.

“Será preciso realizar uma campanha de conscientização e sensibilização do eleitor para que vote em nossos candidatos. Mais importante do que a sigla partidária é o município, o seu desenvolvimento e a qualidade de vida de sua população”, diz.

Com relação aos votos que julga necessário para eleger um candidato neste ano, o ex-prefeito diz que tudo depende da legenda estabelecida.

“Ela (legenda) deverá ficar em torno de 100 mil votos, ou seja, para eleger um deputado estadual, a soma dos votos dos candidatos do partido deve ser de, no mínimo, 100 mil votos. Assim será eleito o mais votado, ou serão eleitos os mais votados, a cada 100 mil votos. Já para deputado federal, a legenda deverá ficar em torno de 250 mil votos. O processo é o mesmo”, conclui Danilo.

Histórico

A cidade está sem representantes eleitos na Alesc pela primeira vez em 131 anos. Na última eleição para deputado estadual, em 2018, a região teve recorde de candidatos a uma vaga na assembleia: dez. Porém, nenhum foi eleito.

A última vez que Brusque elegeu um representante na Alesc foi em 2014. Naquele pleito, Serafim Venzon (PSDB) fez 50.232 votos e foi reeleito para o mandato de deputado estadual. Em 2010, ele também foi o único candidato da cidade eleito, com 35.434 votos.

Câmara federal

O único representante de Brusque na Câmara Federal até agora foi Serafim Venzon. Ele foi deputado federal durante três mandatos: 1995-1999, 1999-2003 e 2003-2007.

Nesta última, ele conseguiu a suplência, e assumiu o mandato de fevereiro de 2003 a abril de 2004. De lá pra cá, nenhuma liderança política da cidade conseguiu uma vaga na Câmara Federal.

O jornal O Município trouxe, em fevereiro deste ano, uma relação completa de dados e números sobre a representação brusquense na política.

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram

• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube