X
X

Buscar

VÍDEO – Igreja e escola em ruinas revelam memórias de Brusque

A rua Bela Vista, localizada no fascinante bairro de Cedro Grande, em Brusque, carrega consigo as marcas de duas construções que tiveram papéis de destaque na comunidade local em tempos passados. Estamos nos referindo à nostálgica igreja da capela de Santo Antão de Pádua e à icônica escola Padre Orlando Passos Cleis.

Hoje em dia, o que resta dessas duas edificações são meras ruínas em meio a uma natureza exuberante. O local se transformou em um oásis de tranquilidade, onde o silêncio é quebrado apenas pelos sons dos animais, dos pássaros e das águas cristalinas que fluem entre as matas.

Rua Bela vista, em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

A igreja

A última missa aconteceu na capela de Santo Antão de Pádua em 1998. Vale destacar que esta é a segunda estrutura religiosa do lugar, uma vez que a primeira foi construída antes de 1900, conforme narrado por Anita Motta Pianezzer de forma emocionada, por sinal, uma figura atuante na comunidade durante os últimos anos de funcionamento da igreja.

As festividades religiosas aconteciam em uma casa ao lado, que ainda está de pé atualmente. A comunidade se reunia em harmonia nesse salão de festas, como nos conta Anita com um toque de nostalgia. No entanto, após o encerramento das missas, a igreja não recebeu manutenção, infelizmente atraindo a ação de vândalos.

Dessa maneira, alguém realizou o furto dos quadros da Via Sacra, do guarda-roupa e de duas molduras de Nossa Senhora de Fátima e Aparecida.

No entanto, outra coletividade reaproveitou os bancos, as galhetas e o sino. Esses elementos atualmente estão presentes na paróquia Nossa Senhora Aparecida, que está localizada no bairro Cedro Alto. Em contrapartida, a comunidade da localidade de Cristalina em Brusque recebeu o sacrário e o cálice, conforme Anita explica com um tom de alegria.

Escombros da antiga igreja e a casa que servia de salão de festas/Arquivo: Ciro Groh

A escola

A escola Padre Orlando Passos Cleis desempenhou um papel fundamental na formação educacional de gerações de crianças ao longo dos anos. Desde a sua inauguração em 1961, este educandário tornou-se um berço de conhecimento, acolhendo e guiando inúmeras crianças em seu caminho educacional.

Com o passar dos anos, a demanda crescente por educação levou à necessidade de uma nova construção, resultando na segunda edificação da escola, erguida nos anos 1970. Essa nova estrutura representou um marco importante, oferecendo espaços modernos e adequados para o aprendizado.

No seu auge, essa casa de ensino foi um ambiente vibrante. Onde os alunos recebiam não apenas educação acadêmica, mas também valores e princípios que moldavam suas vidas. Professores dedicados e comprometidos contribuíram para o desenvolvimento integral dos estudantes. Incentivando-os a buscar o conhecimento, cultivar habilidades e despertar talentos individuais.

Naquela época, a escola era um lugar onde a curiosidade então era estimulada. Também, as amizades floresciam e cada aluno tinha a oportunidade de explorar seu potencial. Além das disciplinas tradicionais, a escola promovia atividades extracurriculares, eventos culturais e esportivos, criando um ambiente dinâmico e enriquecedor para os estudantes.

Embora hoje apenas as paredes solitárias permaneçam como testemunhas silenciosas do passado, as lembranças e os legados da escola continuam vivas na memória daqueles que tiveram o privilégio de fazer parte dessa instituição de ensino.

O impacto positivo que esse ambiente escolar deixou nas vidas dos alunos e também na comunidade em geral é sem dúvida, uma lembrança preciosa. De uma época em que a educação era valorizada e celebrada como um alicerce para um futuro brilhante.

Escombros da escola vistos em junho de 2023/Arquivo: Ciro Groh

Vídeo


 Igreja e escola em ruinas

Neste instante, pausamos momentaneamente esta edição para expressar então o nosso profundo reconhecimento e para destacar os valorosos anunciantes. Afinal, eles desempenham um papel fundamental em sustentar o notável padrão editorial que se tornou a essência do Blog do Ciro Groh.

Portanto, convidamos você, estimado leitor, a clicar nos banners logo abaixo. Dessa forma, você poderá se aprofundar no universo de cada um dos patrocinadores, conhecendo mais sobre os produtos e serviços que eles oferecem com generosidade.

Contudo, após este breve intervalo, convidamos você a se juntar a nós e apreciar uma exibição esplêndida de imagens que captura a pitoresca essência da rua Bela Vista.

Oferecimento:






Leia também:
1. 
GALERIA – Cedro Alto mostra por que o interior de Brusque ainda surpreende


GALERIA DE FOTOS

Esses são dois preciosos patrimônios históricos de Brusque que resistem à ação do tempo. Mesmo que apenas suas paredes tenham sobrevivido. É impossível ignorar a importância que essa igreja teve na celebração de inúmeros casamentos.

E a influência significativa que essa escola exerceu na formação educacional de tantas crianças, em tempos passados. Isso nos traz lembranças distantes, mas profundamente significativas. Confira a seleção de imagens a seguir.

*Fotos antigas cedidas por Anita Motta Pianezzer >>

*Ruinas da igreja/Fotos: Ciro Groh >>>


*Escombros da escola/Fotos: Ciro Groh >>>

Belezas do entorno/Fotos: Ciro Groh >>>


• Ajude então a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br

Receba, pois, diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK