VÍDEO – Escorpião mais perigoso da América do Sul é avistado em Blumenau

Animal estava na mesma rua que uma creche

VÍDEO – Escorpião mais perigoso da América do Sul é avistado em Blumenau

Animal estava na mesma rua que uma creche

Um escorpião-amarelo foi avistado em Blumenau na última terça-feira, 20. Uma moradora do bairro Itoupava Seca viu o animal, considerado o mais venenoso da América do Sul, andando pela calçada.

Uma picada do Tityus serrulatus, espécie do escorpião, pode levar à morte. A recomendação é buscar socorro imediato, especialmente no caso de crianças, idosos e pessoas adoentadas.

Josiane Furtado/Arquivo Pessoal

Recomendações

Chefe de Socorro do Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau, o sargento Airton César Schmits indicou que não é recomendado se aproximar do animal. Por ser muito ágil, eles podem pular e atacar. Entretanto, só ataca ao se sentir ameaçado.

“Em caso de picada, não adianta lavar o ferimento. É necessário buscar socorro imediato. Ligar 192 e 193 e relatar o ocorrido. Ainda assim, é indicado ir até o hospital por meios próprios, para dificultar a distribuição da toxina no organismo”, relata.

A prevenção, segundo ele, é similar a de serpentes. Os escorpiões costumam se abrigar em pilhas de tijolos, madeiras ou restos de construções. Manter o terreno livre desses materiais evita que ele se aloje no endereço.

Deixar restos de alimentos próximos da casa ou empresa também pode aumentar as chances, já que o escorpião se alimenta de baratas. Roupas e calçados também podem ser abrigos atrativos, por isso é importante inspecioná-los antes de vestir.

Confira o vídeo:

Colaborou Kamile Bernades