VÍDEO – Com largada inovadora, começa primeira maratona da história de Brusque

Também primeira maratona de rua após o início da pandemia no Brasil, 1ª Fibra Fisio Marathon iniciou nesta manhã

Luiz Antonello e Thiago Facchini

Com início às 6 horas de domingo, 29, a 1ª Fibra Fisio Marathon entra para a história de Brusque como sendo a primeira maratona na cidade. Ainda, a prova de 42,195 quilômetros é a primeira maratona de rua do Brasil após o início da pandemia. Um vídeo na própria estrutura da largada mostrando cidades do mundo, até chegar em Brusque, marcou a abertura do evento.

Com aproximadamente seis horas de duração, são cerca de 300 atletas inscritos ao todo, vindos de Santa Catarina e outros oito estados do Brasil. Além da modalidade maratona, também têm as modalidades de meia-maratona, de 21,1km; e a prova de 10km e 5km. A previsão para o término da maratona é por volta das 12 horas.

O evento é uma realização da Fibra Fisio, com patrocínio da Havan e organização do Centro de Performance e Saúde Grupo do Bay. A 1ª Fibra Fisio Marathon também contou com o apoio de Unimed, NCA Malhas, O Barateiro, Cia da Meia, Kallango, D3 Brasil, Solo Água Mineral e Prefeitura de Brusque.

De acordo com o educador físico Felipe Ristow, do Grupo do Bay, a expectativa era alta. Na semana da prova, a organização já tinha tudo alinhado com a Guarda de Trânsito de Brusque. A GTB fez a parte de fechamento de ruas e garantiu a segurança durante o percurso, todo sinalizado.

Segundo a fisioterapeuta e responsável técnica da Fibra Fisio, Daiane Paza, a primeira edição da maratona surpreendeu a organização. “Nós, eu e Leonardo Hang, estamos muito felizes pelo evento e por poder ver que a corrida tomou uma proporção muito grande até mesmo a nível nacional”, diz.

Para ela, a sensação é de honra ao proporcionar à população e aos brusquenses a primeira maratona do município. “Ainda mais no momento de pandemia que estamos vivendo. Essa corrida é um marco na história da Fibra Fisio, da cidade de Brusque e das corridas de rua do Brasil”, comenta.

Surpresas

Muitos atletas de diversos estados do Brasil chegaram na sexta-feira, 27. Muitos deles com uma grande experiência, como também atletas amadores e aqueles que realizaram a primeira prova de corrida.

Dentre os objetos, estavam tentar surpreender os atletas que se inscreveram com novidades e atrações. Já no pórtico de largada, a organização usou uma tecnologia mostrando cidades do mundo e contagem para a largada.

Além disso, as provas contaram com pontos temáticos no percurso, como apresentações musicais, para dar uma animada na energia aos atletas. “Por ser uma prova limitada a 300 participantes, tentamos fazer com que ela tivesse um pouco mais de vida e de motivação”, complementa.

Assista ao vídeo:


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube