VÍDEO – Barranco desliza novamente e deixa moradores em alerta em Brusque
Receio é de que casa caia sobre outras residências
Na tarde desta segunda-feira, 19, os moradores da rua Eduardo Wiedercker, do bairro Primeiro de Maio, ficaram em alerta mais uma vez devido um deslizamento de terra em Brusque. O trânsito da rua ficou interrompido com a queda e funcionários da prefeitura foram desbloquear a via.
Conforme os moradores do local, esta não é a primeira vez que o mesmo barranco desliza neste mês e o principal receio é que uma casa, construída em cima do local, caia sobre outras residências. O muro do terreno já caiu quando houve o primeiro deslizamento e com esta nova queda de terra a construção ficou ainda mais exposta.
“Hoje caiu de novo. O muro de pedra caiu e agora vai vim a casa. Todo mundo está tendo que sair, nós saímos tudo de casa, porque a gente não sabe pra onde a casa vai cair. Vai que vai em cima da nossa ou de algum deles”, explica moradora.
Limpeza da rua
De acordo com a moradora, a rua já havia passado por limpeza para retirada de terra na última semana. Após o deslizamento desta segunda-feira, funcionários da prefeitura foram acionados novamente para atuar no local.
Desta vez, a rua ficou totalmente bloqueada, situação que permaneceu ao longo da tarde. A equipe iniciou os trabalhos no local por volta das 18h.
Relembre a situação
A Defesa Civil esteve no local no começo do mês e, de acordo com a moradora, relataram que não podem tirar a casa do local, porém, removeram o barro da estrada. “Disseram que é de responsabilidade do proprietário desmanchar, mas está complicado, já que está rolando um processo sobre o caso”, diz.
A Defesa Civil também comentou para a moradora que iria interditar a rua quase no início do morro, pois se a casa cai, é provável que ela pare lá. “Tem a minha casa e a residência de mais três famílias em risco”, complementa.
Defesa Civil
Questionado pelo caso, o coordenador da Defesa Civil, Edvilson Cugik, afirma que órgão possui conhecimento da situação e que os moradores da região já foram informados de que, em dias de chuva, o indicado é permanecer fora de casa.
“Foi colocada uma lona como medida paliativa. O caso ali é um pouco mais complexo pois envolve uma ação judicial. Para resolver seria preciso demolir a casa, porém, foram apresentadas defesas (por parte do proprietário) e por isso a ação ainda não foi finalizada. A prefeitura está tentando uma liminar para buscar esta demolição”, diz o coordenador.
Leia também:
1 – Chuva constante e o Itajaí-Mirim: confira situação nesta segunda-feira por toda a região de Brusque
2 – Obituário de Brusque, Guabiruba e Botuverá: falecimentos de hoje e dos últimos dias
3 – “Disseram que ele morreria”: família cria vaquinha para ajudar motoboy que sofreu acidente em Brusque
4 – “Um Natal Para Todos”: confira programação do evento que acontece na praça Barão de Schneeburg
5 – IPVA 2023: calendário de pagamento de Santa Catarina é divulgado
– Assista agora:
Casal restaurou a igreja do Taquaruçu abandonada por 20 anos em Brusque