Vice-prefeito Gilmar Doerner fala sobre suas funções no mandato de Ari Vequi

Eleito pela primeira vez para um cargo político, ele fala de desafios para adaptação em sua nova função

Vice-prefeito Gilmar Doerner fala sobre suas funções no mandato de Ari Vequi

Novo vice-prefeito de Brusque, Gilmar Doerner (DC), 63 anos, exerce pela primeira vez um cargo eletivo. Natural de Vidal Ramos, ele se mudou para Brusque com sete anos. É casado há 41 anos e tem dois filhos, além de uma neta. Atualmente, ele é presidente e pastor da Igreja Calvário desde novembro de 1997.

Ele acredita que essa experiência como religioso o ajude na condução de seu trabalho nos próximos quatro anos. Doerner admite que no início não tinha pretensões de se envolver com política, mas que a vontade de ajudar as pessoas o motivou a aceitar o desafio.

“Resisti muito no início. Foi proposto para mim pelo Ari e o doutor Jonas, disseram que eu poderia acrescentar muito. Eles queriam avançar ainda mais na Assistência Social, como a gente já faz na igreja. A princípio disse que não, mas eu consultei Deus. Antes de me envolver na política, eu creio em Deus, nos princípios cristãos”.

Apesar de sua crença, Doerner ressalta que vai trabalhar para toda a população brusquense. “Amo pessoas, todos, tanto os que creem e não creem em Deus. Sempre tive bom relacionamento com os padres que tive contato”.

Aprendizado

A primeira experiência com a administração pública está sendo de muito aprendizado, diz o vice-prefeito.

“Estou aprendendo muita coisa que eu não sabia. Nunca me envolvi e nem pensava em participar de uma eleição. Estou vendo a realidade, o dia a dia. Estou com muita vontade de trabalhar, fazer aquilo que propomos durante a nossa campanha”.

Doerner explica que se adaptar ao tamanho e aos trâmites da máquina pública será um dos desafios no início do seu mandato.

“Espero não errar, porque são muitos detalhes. As coisas são demoradas, porque existe um processo, temos que seguir as leis, que são necessárias ferramentas anti-corrupção. Tenho que trabalhar isso em mim, porque na igreja é mais prático. No princípio, acho que vou sentir uma grande diferença, mas vou aprender. Estou tentando participar de tudo que está acontecendo”.

Apesar desse período de adaptação, Doerner afirma que quer ter um papel de conselheiro do prefeito Ari Vequi (MDB) e trabalhar para o crescimento da cidade

“Vou estar do lado do Ari. Tudo que fizer quero estar trabalhando junto com ele para fazer um bom governo. Ele é o prefeito de Brusque, quero somar ao que ele estiver fazendo na administração. Em nenhum momento vou me preparar para concorrer com ele. Espero estar junto com ele, inclusive se ele quiser buscar uma reeleição. Tenho muita vontade de trabalhar e ver as coisas acontecerem e ver essa cidade feliz”.

Visão política

Doerner apoia o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador Carlos Moisés (PSL) e acredita em avanço nos últimos dois anos de seus mandatos.

“Eu sou bolsonarista, não aprovo tudo que ele faz, mas muitas coisas que o presidente fala entram em ressonância com o que eu penso. Tenho muita esperança em muitas mudanças para o nosso país. Vejo também que, depois de tudo que o Moisés passou, ele cresceu. Acredito que hoje ele é um homem totalmente diferente. Imagino que esses últimos dois anos que ele vai ter serão até com mais qualidade”.

Foco no trabalho de Assistência Social

A atuação principal de Doerner deve ser na área da Assistência Social. A secretaria, que mudou a nomenclatura para Desenvolvimento Social, será comandada por Jocimar dos Santos, que é presidente do DC e foi eleito vereador.

Doerner acredita que o trabalho que vem sendo feito já é de boa qualidade, mas que pode ser ampliado. Neste sentido, o vice-prefeito destaca que acredita na capacidade do ser humano de se transformar. Ele espera que o serviço oferecido avance para uma abordagem mais psicológica de assistência que ofereça mais oportunidades para a população.

“Para a grande maioria, a Assistência Social é dar roupa, comida e condições de moradia, mas tem outras coisas a acrescentar para fazermos com mais qualidade. Muitas vezes, a pessoa não se autovaloriza, não tem motivação. É aí que se pode resgatar, ressuscitar essas pessoas que estão sem esperança. Já temos esses trabalhos dentro dos Cras, mas podemos avançar. Trabalhar muito em cima disso, para que possamos recuperar essas pessoas que são dependentes e torná-las independentes”.

Além disso, Doerner espera deixar um legado de valorização aos funcionários da prefeitura. Para o vice-prefeito, se tem uma falsa impressão negativa do trabalho do servidor público.

“A gente só ouve criticar os funcionários, colocam todos em um “balaio” só. Mas temos muitas pessoas valorosas. Dentro do poder público, existem pessoas que são muito dependentes interiormente. Se eu puder, tenho certeza que muita gente vai mudar e Brusque vai mudar. Vamos trabalhar para que os funcionários sejam mais reconhecidos dentro da cidade”.

Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município. Vem muita novidade por aí!