Vereadores aprovam doação de ossos do cemitério municipal para universidades de Brusque

Ossos humanos não reclamados serão usados para ensino e pesquisas de caráter científico dos cursos de Saúde

Foi aprovado na sessão online desta terça-feira, 5, da Câmara de Vereadores de Brusque, o projeto de lei que autoriza a prefeitura a doar ossos humanos não reclamados do cemitério Parque da Saudade às instituições de ensino do município com cursos da área de Saúde.

De acordo com o projeto, está autorizada a doação dos ossos dos cadáveres não reclamados, retirados das sepulturas do cemitério municipal, após o prazo mínimo de exumação, que é de cinco anos.

A doação é realizada para fins de ensino e pesquisas de caráter científico. O texto do projeto prevê ainda que as instituições de ensino superior que atuam na formação de profissionais da área de Saúde deverão se habilitar atendendo os critérios de edital publicado pela prefeitura.

O vereador Celso Emydio da Silva (DEM) avalia que o projeto presta grande serviço ao conhecimento e a ciência. “Vai fazer parte da formação acadêmica e de conhecimento a respeito do aparelho locomotor do ser humano, prestando assim, de forma anônima, uma grande benefício à formação de estudantes nas ciências da Medicina, Fisioterapia, Educação Física, e outros”.

Jean Pirola (PP) também destaca a importância do projeto na formação dos futuros profissionais da saúde do município. “Nesta pandemia temos profissionais excelentes que colocaram Brusque em uma posição bem favorável se comparada com a microrregião, e agora votamos esse projeto que vem para auxiliar os estudos dos acadêmicos que futuramente estarão a frente da Saúde do nosso município”.

O projeto foi aprovado por unanimidade em primeira votação.

Outras aprovações

Também foi aprovado em segunda votação o projeto que autoriza o redirecionamento de recursos do orçamento da prefeitura para o Fundo Municipal de Saúde. O valor direcionado é de R$ 16,6 mil e, de acordo com o projeto, são provenientes do superávit financeiro do exercício anterior.

Os vereadores aprovaram ainda o requerimento de autoria do vereador Sebastião Lima (PL) que sugere à prefeitura a adoção de medidas, em parceria com as agências da Caixa Econômica Federal, para assegurar o atendimento adequado às pessoas que recebem o auxílio emergencial do governo federal.

No requerimento, o vereador sugere a instalação de tendas, demarcação de espaços destinados às filas e a higienização frequente de cadeiras e mãos dos usuários dos serviços, prevenindo o possível contágio com o novo coronavírus.