Verão exige cuidado redobrado com prática de atividades físicas

Preparadores físicos e personal trainers reforçam necessidade de acompanhamento para práticas

Verão exige cuidado redobrado com prática de atividades físicas

Preparadores físicos e personal trainers reforçam necessidade de acompanhamento para práticas

O início ou a retomada da prática física e esportiva durante o verão exige atenção dos praticantes. Hidratação, intensidade dos exercícios e o horário de exposição ao sol estão entre os principais pontos de alerta. Profissionais do setor também destacam a necessidade de orientação e monitoramento técnico como forma de evitar riscos à saúde.

Mesmo com as altas temperaturas, manter atividades esportivas regulares é um hábito importante, segundo o personal trainer José Carlos Marques Júnior. Para isso, ele indica a necessidade do esportista buscar adaptações de práticas nesta época do ano.

O cuidado, afirma, é recomendado tanto para quem inicia quanto para quem busca retomar um cronograma de exercícios. No processo, ele classifica desconfortos musculares leves como naturais. Contudo, problemas mais agudos, como nas articulações, já devem ser encarados como um sinal de alerta de que algo não vai bem.

Veja também:
Fila por vagas em creches de Brusque começa 2019 com mais de 450 crianças

Juiz de Brusque é o mais produtivo na área criminal em Santa Catarina

Cesta básica de Brusque fechou 2018 com alta de 12%

De acordo com ele, antes, durante e depois das atividades físicas é importante prestar atenção nos sinais do corpo. A intensidade de respiração e batimentos cardíacos ajudam a identificar o limite físico.

Atenção aos horários
Marques destaca a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de uma rotina de exercícios dentro da margem de 150 a 300 minutos semanais, mas salienta a necessidade de cuidado redobrado com as situações extremas para práticas ao ar-livre.

“Claro que não se deve orientar fazer uma atividade intensa com 40 graus. O ideal é buscar horários e exercícios menos intensos.”

Idosos exigem uma atenção redobrada no período, segundo Marques. Além dos riscos de lesões maiores com possíveis quedas, as alterações na percepção com os efeitos da desidratação no corpo estão entre os problemas mais recorrentes.

Assim como ele, o também personal trainer, José Paulo de Simas Frutuoso, da Mariana Pena Personal Trainner, reforça o cuidado com a individualidade biológica tanto de atletas profissionais quanto de amadores.

Ele salienta o risco de se adotar rotinas de exercícios baseadas em tutoriais disponíveis na internet sem um acompanhamento de profissionais adequados. Mesmo com chances de lesões menores no verão, podem ser cargas excessivas para o nível de condicionamento individual.

Em meio ao período de maior demanda pelos serviços, encontrar formas de se manter na atividade física regular ao longo do ano é importante na avaliação dele. Estabelecer metas para cada exercício e optar por práticas que já estejam dentro dos gostos pessoais podem ser aliados para manter a nova rotina.

Acompanhamento completo
O treinador de futebol e preparador físico Luiz Ricardo de Souza é cético quanto o uso de tutoriais da internet como única referência. Aliado aos exercícios, Souza enfatiza a participação da alimentação para um corpo saudável. “Hoje, as pessoas estão procurando cuidar mais do físico e nutrição.”

Veja também:
Esporte, cultura e turismo: poucas propostas foram feitas por Jonas Paegle

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Família é rendida por assaltantes armados em Blumenau

Um dos perfis de atletas que oferece mais riscos, afirma, é o dos “esportistas de fim de semana”. Normalmente, composto por pessoas que praticam exercício só em um dia, o grupo pode sofrer com a falta de preparo do corpo para a intensidade proposta e ficam mais propensos às lesões.

Ele reforça a importância de se adotar intensidades menores de exercícios logos nos primeiros dias após um período sedentário. Para ele não há impeditivos para que se comece em uma atividade física durante o verão, desde que se atente às peculiaridades da estação.

Cuidados com a pele e hidratação devem ser constantes, de acordo com ele. O recomendado, afirma, é que se opte por atividades externas durante as primeiras horas da manhã ou após às 18h. Mesmo nelas, o uso de roupas confortáveis e protetor solar são essenciais.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo