X
X

Buscar

Homem morre vítima de Influenza em Brusque; Vigilância Epidemiológica aguarda confirmação de outros casos

Em virtude da baixa procura pela vacina, Policlínica vai atuar em horário estendido

A Vigilância Epidemiológica de Brusque confirmou na noite desta quinta-feira, 16, a morte de um paciente em decorrência da Influenza. Ainda não foi possível confirmar qual subgrupo ele foi infectado.

Outro morador da cidade foi afetado pelo vírus do subgrupo H3N2. Ele já foi medicado e está em casa. A Secretaria de Saúde aguarda a investigação de mais três pacientes. Outros dois casos suspeitos já foram descartados.

“Estamos fazendo um apelo que os grupos prioritários procurem uma Unidade de Saúde para se protegerem, uma vez que a Influenza é uma doença que tem prevenção”, diz o secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari.

Horário estendido
Em decorrência da baixa procura do público-alvo, a partir da próxima segunda-feira, 20, a Policlínica do Centro de Serviços em Saúde estará com horário estendido entre 17h e 20h. Além disso, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem sala da vacinação continuam atendendo entre 8h e 12h e das 13h as 17h, até o dia 31 de maio, quando encerra a campanha nacional de vacinação.

De 10 de abril até o dia 15 maio, 15.083 pessoas foram imunizadas, o que corresponde a 53,10% do público-alvo, que totaliza 28.403, O grupo de pessoas acima de 60 anos, é o que lidera o ranking de vacinados, onde 62,52% já procuraram uma UBS em busca da prevenção.

Grupos prioritários
Os grupos prioritários são crianças entre seis meses e seis anos incompletos, idosos acima de 60 anos, gestantes e mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias, portadores de doenças crônicas, professores, profissionais da saúde, integrantes das forças de segurança, salvamento e do sistema prisional. Pessoas privadas de liberdade já receberam a vacina no último dia 29.