Universidades de Brusque se preparam para retorno das aulas presenciais; saiba datas
Unifebe, Senac e Faculdade São Luiz seguem protocolo para volta segura às aulas
Na terça-feira, 7, a Prefeitura de Brusque incluiu um novo parágrafo no decreto 8.654, que trata das novas medidas de enfrentamento da Covid-19 no município, por um período de 14 dias.
Com isso, os estabelecimentos acadêmicos públicos e privados estão autorizados a realizar atividades presenciais de ensino superior e pós-graduação, desde que as normas sanitárias previstas pela Secretaria de Estado da Saúde sejam atendidas.
O Município entrou em contato com as universidades da região para saber como está o planejamento para o retorno das aulas presenciais no município. Confira:
Unifebe
O Centro Universitário de Brusque (Unifebe) informa que as aulas no segundo semestre letivo iniciam no dia 28 de julho para os alunos das primeiras e segundas fases dos cursos de graduação. Para os estudantes da terceira fase em diante e acadêmicos de Medicina, as aulas recomeçam a partir do dia 3 de agosto.
O retorno para todos os alunos, independente de curso ou fase, acontecerá de forma híbrida, ou seja, todos terão, no mínimo, duas disciplinas presenciais e as demais no formato não-presencial.
De acordo com a instituição, a quantidade de disciplinas oferecidas foi definida com base em pesquisa realizada pelos próprios acadêmicos, ouvindo o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e obedecendo o decreto da Prefeitura de Brusque e a portaria do governo do estado.
As aulas na Unifebe acontecem no formato online desde o dia 30 de março. No início de junho, foram retomadas as atividades letivas presenciais: aulas práticas em laboratórios e estágios obrigatórios. Neste período, as bancas de apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) foram realizadas online e o semestre será finalizado com mais de 100 alunos concluintes, em diversos cursos.
Faculdade São Luiz
O planejamento para o retorno das aulas presenciais na Faculdade São Luiz é para o dia 27 de julho, tanto para o curso de Filosofia matutino, quanto o de Administração, no período noturno.
De acordo com o diretor da instituição, padre Silvano João Costa, o dia 27 de julho já estava no calendário como a data de início do segundo semestre, antes da pandemia, por isso, a decisão da faculdade em manter esta data para o retorno das aulas presenciais.
Entretanto, ele observa que tudo vai depender do número de casos da Covid-19 na cidade.
“Estamos com todo o nosso protocolo preparado para o dia 27 de julho retornar presencial, mas estamos sempre abertos, mantendo o diálogo. Se aumentar o número de casos e o colegiado entender que não é prudente retornar, vamos continuar no sistema online”.
O protocolo da instituição para o retorno das aulas presenciais prevê aferição da temperatura de alunos, professores e funcionários, distanciamento de 1,5 metro nas salas de aula, além da utilização de máscaras. “Alunos e professores que fazem parte do grupo de risco deverão continuar online. Estamos atentos a essa questão do aumento dos casos e seremos o mais prudente possível. Queremos uma acolhida segura, respeitando as autoridades”.
Faculdade Senac
A Faculdade Senac de Brusque iniciou aulas online no dia 20 de março, logo após o primeiro decreto do governo do estado. No início de junho, atendendo portaria da Secretaria de Estado da Educação, teve o retorno das aulas presenciais dos cursos de Formação Inicial e Continuada com as aulas práticas, e também a volta das turmas de graduação em Estética e Cosmética, também com o conteúdo prático.
De acordo com a diretora do Senac, Ana Cristina Heil Belli, no dia 26 de julho e 5 de agosto está planejado o reinicio presencial das turmas de graduação em Estética e Cosmética e Processos Gerenciais, respectivamente, e dos demais cursos em andamento. Entretanto, a data pode sofrer alterações, dependendo da situação do mapa de risco da pandemia em Brusque.
Ana informa ainda que a instituição está acompanhando todas as movimentações e regulamentações para implantar os protocolos de segurança na Faculdade Senac de Brusque, como reforço da higienização e limpeza, utilização de máscaras, face shield, tapetes higienizantes, álcool gel em vários pontos da unidade, distanciamento e aferição de temperatura (em processo de implantação).
No retorno previsto para agosto será utilizado também o método de divisão de turmas em salas distintas, de forma que parte dos alunos tenham a aula presencial, outra parte dos alunos assistam a reprodução da aula em outra sala e alunos do grupo de risco, possam assistir a aula de casa. “Caso seja necessário manteremos o formato das aulas online, nossa prioridade é a segurança de nossa equipe de colaboradores e alunos”, diz.
Unicesumar
A gestora do polo de Brusque da Unicesumar, Tatiane Siebert Martinelli, informa que não são realizadas aulas presenciais na instituição, e que os estudantes precisam ir até a instituição somente para fazer as provas. Porém, com a pandemia, as provas estão suspensas e os alunos estão fazendo atividades online, em substituição às avaliações.
Ela explica ainda que na Unicesumar, os estudantes frequentam o polo para utilizar os laboratórios, biblioteca ou então tirar dúvidas com o tutor, entretanto, os atendimentos são sempre individuais e com horário marcado.
“Para nós o decreto é bom porque temos a certeza de que podemos receber esses alunos com hora marcada, nos dá essa possibilidade. Mas a Unicesumar não parou durante a pandemia. Sempre foi opcional o aluno assistir a aula aqui no polo”.
A reportagem entrou em contato com a Uniasselvi, mas a instituição não respondeu os questionamentos até a publicação desta matéria.