X
X

Buscar

Único vereador do PL, Deco Batisti quer ter mandato independente na Câmara de Brusque

Presidente da Associação de Moradores do Centro II atuou brevemente na Câmara em 2018

Eleito vereador de Brusque com 963 votos, André Batisti (PL), o Deco, é presidente da Associação de Moradores do Centro II, mas recebeu, principalmente no Dom Joaquim e no Jardim Maluche, outras votações expressivas. Suas pautas prioritárias são a saúde e na infraestrutura dos bairros. Como boa parte dos vereadores eleitos, relata que procurará ter um mandato neutro.

“Mesmo não sendo do partido do governo, mas como líder comunitário, presidente de associação de moradores, sempre tive muito contato para entrar com solicitações. Sempre fui muito bem atendido. Minha postura lá será independente. Não serei a situação cega, nem a oposição muda. O que for bom para a cidade, vamos lutar junto”, comenta.

Ele detalha as prioridades para o seu mandato. “Atendimento nos bairros, ainda vemos muita deficiência nos bairros em termos de infraestrutura. A saúde é a maior demanda que a gente teve em campanha, nos contatos de casa em casa. Com certeza vou prezar pela saúde, principalmente pela porta de entrada, que são os postos de saúde. Queremos lutar por esta melhoria, diminuir fila de espera, demoras na saúde. E também desburocratizar nosso serviço público”, complementa.

Perguntado sobre se cumprirá o mandato na íntegra ou se chegaria a se licenciar para candidaturas em 2022 ou se aceitaria possibilidade de assumir outros cargos (o PL teve chapa pura não eleições, não sendo da base do governo eleito), Deco Batisti negou a possibilidade.

“Eu não acho legal. Acho que a prefeitura tem que trabalhar livre, colocando gente técnica lá dentro, e não gente indicada. É meu ponto de vista. Não sou a favor de vereadores assumirem no Executivo. Tempo atrás, foi feito um projeto de lei, com o Observatório Social de Brusque e pela União Brusquense das Associações de Moradores, para que não tivesse mais isso, mas não foi aprovado. Não sou a favor. Vereador vai na casa das pessoas pedir voto para fiscalizar, reivindicar. Mas respeito quem não tenha esta posição.”

Batisti relata que as motivações para a candidatura estão nas demandas das comunidades pelos bairros. Na visão do vereador eleito, as realizações da prefeitura não vêm condizendo com a capacidade que o poder público possui. Outros líderes de associações de moradores também tiveram candidaturas, como Valdir Hinselmann (PL – Dom Joaquim), Rogério da Silva (Republicanos – Rio Branco), Vanderlei Jacintho (PL – Steffen) e Jean Dalmolin (Republicanos ex-Centro II).

“A gente é líder comunitário, briga muito pelas comunidades. A gente vê essa demanda reprimida, a gente vê que poderia ser feito mais. Hoje a prefeitura, pela capacidade que tem, entrega muito pouco, poderia entregar mais. Acredito que o governo Ari [Vequi] vai ver isso também, abrir as portas para trabalhar com as comunidades.”

Em 2016, Deco Batisti obteve 754 votos, e ficou na condição de suplente. Em 2018, por um breve período, assumiu a cadeira de Paulo Sestrem (Republicanos), que fazia a campanha de candidato a deputado federal. Graduado em administração na Unifebe e com e specialização em gestão de caixa e financeiro pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É proprietário de uma financeira e é sócio de uma loja de veículos. Integrante do conselho fiscal da Ubam e membro do Conselho Municipal de Saúde (Comusa), representando a Paróquia São Luiz Gonzaga.


Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município. Vem muita novidade por aí!