Um sonho sobre patins
No dia primeiro de outubro, tive a oportunidade de realizar um dos maiores sonhos da minha vida: participar de um mundial de patinação artística. Depois de seis anos de muito treino e dedicação nesse esporte, fui convidada a participar da Equipe Áurea, formada por 12 patinadores de todo o estado, sendo o único Grupo de Show de Santa Catarina.
Conseguimos vaga no Pan Americano, e nosso próximo destino era Novara, uma cidade da Itália, onde aconteceria o grande evento. Quando cheguei ao ginásio, minhas expectativas foram superadas. A estrutura e a organização do local eram surpreendentes. Tinha cerca de duas mil pessoas envolvidas diretamente na competição, entre atletas, técnicos e acompanhantes. Todos os patinadores deveriam estar uniformizados, e os participantes só poderiam entrar apresentando credenciais aos seguranças.
Ao todo, foram 11 dias de campeonato, com provas de diferentes modalidades. Além disso, eram 35 países participando da competição, entre eles Itália, Espanha, Argentina, Japão, Brasil, Colômbia e tantos outros.
No dia da apresentação, o nervosismo era inevitável, afinal, sabia da amplitude daquele campeonato, e nossa equipe seria julgada por juízes de várias partes do mundo. Entretanto, quando comecei a patinar, me senti tranquila, realizada, e com a sensação de mais um dever cumprido. Fizemos uma excelente apresentação e recebemos muitos aplausos e elogios. Sem dúvidas, foi muito compensador todas as horas de treino que a Equipe Áurea teve, todo o esforço e investimento, e agora somos a 14ª melhor equipe de show do mundo.
Essa experiência foi maravilhosa, um grande sonho realizado, foi o melhor campeonato que poderia participar. Agora, a vontade de alcançar esse objetivo aumenta mais ainda, e com certeza, estaremos em busca de uma vaga para o próximo Mundial de Patinação Artística, que acontecerá na China em 2017.
Duda Agostinho – patinadora da Equipe Cultura Sobre Rodas e da Equipe Áurea