X
X

Buscar

Três postos de saúde de Brusque passam a atender exclusivamente pacientes com sintomas gripais

Anúncio foi feito pelo prefeito Ari Vequi

Em seu retorno após 15 dias de férias, o prefeito de Brusque, Ari Vequi, anunciou nesta quarta-feira, 19, que três Unidades Básicas de Saúde passam, a partir de sexta-feira, 21, a serem exclusivamente para acolhimento de pacientes de sintomas gripais, nos bairros Azambuja, Limeira Baixa e Steffen.

“Eles vão auxiliar os pontos já existentes, como a Policlínica Central, a Unidade Móvel na rodoviária, o Centro de Testagem na Arena e os Hospitais Azambuja e Dom Joaquim”, pontua Ari Vequi.

Nos locais, passam a ser ofertados atendimento médico, dispensação de medicação, testagem e atestados, quando forem necessários. Usuários do SUS com outras demandas, a exemplo de gestantes e puérperas, pessoas em tratamento contínuo e outras doenças, que não sejam respiratórias, devem se dirigir às demais unidades de saúde da rede no município.

Novo protocolo de testagem

O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, acrescenta que, em virtude da grande demanda de atendimentos a sintomáticos respiratórios, a testagem também passa a ser realizada mediante a adoção de critérios que alteram o protocolo, seguindo recomendação da Comissão Intergestores Regional (CIR) e do governo do estado. Pela normativa de orientação, “os médicos estão autorizados a testar as pessoas que apresentarem sintomas mais importantes ou que indiquem maior risco de possível internação em hospital”, explica.

Nos outros casos, segundo o secretário, será realizado o que tecnicamente se chama de ‘diagnóstico presuntivo’. “A gente vai afastar, tomar as medidas necessárias e tratar como se estivessem positivos, no caso de terem sintomas”, argumenta. “Os testes serão feitos em todos os postos de saúde onde estão sendo disponibilizados, apenas, com critérios mais rígidos, em função da grande demanda”.

Prevenção

Ainda conforme Osvaldo Quirino de Souza, a medida é preventiva e segue a Deliberação 01/2022 do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CIR), pois, no futuro, pode ocorrer dificuldade de aquisição de testes, não apenas na cidade, mas em todo o país.

Apesar disso, o titular da Secretaria de Saúde considera que a situação está tranquila. Ele confirma que o movimento de procura pelas consultas é grande nos hospitais, na Policlínica e na Unidade Móvel de atendimento, que atualmente já recebem os sintomáticos respiratórios. “Felizmente, não temos nenhum caso grave, não temos, neste momento, nenhum paciente necessitando de UTI e também, neste surto, não temos nenhum óbito”, pondera.

“Estamos em uma nova pandemia, diferente, em que o vírus se alastra com mais facilidade mas é menos agressivo do que na primeira fase”, analisa Osvaldo Quirino, ao pedir novamente a colaboração de toda a comunidade para a manutenção dos cuidados preventivos: usar máscara e álcool gel, manter o distanciamento social tanto em casa quanto no trabalho e evitar aglomerações.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube