Milhares de fieis são esperados neste domingo, 14 de julho, para mais uma edição da Festa de Santa Paulina, em Nova Trento. Realizada desde 2003, a festa religiosa é uma das mais tradicionais de Santa Catarina e atrai peregrinos de todo o Brasil.
A irmã Terezinha Maria Pamplona, que faz parte da diretoria do Santuário Santa Paulina, destaca que o objetivo da festa é propor a espiritualidade a todos os participantes. “A finalidade do Santuário é oferecer aos peregrinos momentos de fé, oração, devoção e espiritualidade”.
Aproveitando a Jornada Mundial da Juventude, que acontece no fim de julho, no Rio de Janeiro, neste ano a festa tem como tema “Santa Paulina e a Juventude”. “Quem vai presidir uma das missas será o Dom Wilson, o nosso arcebispo, já preparando os jovens para a Jornada. Esperamos um número muito grande de jovens e na próxima semana já começaremos a Semana Missionária, que é a grande preparação dos nossos jovens para participar do evento mundial com o Papa”, declara.
Os jovens também participarão de uma celebração com a réplica da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude, na praça da Glorificação, em frente à Casa das Graças. “O Santuário foi o único local que ficou com a réplica do símbolo da Jornada. Centenas de jovens da Comarca de Tijucas já confirmaram presença na celebração”, diz.
A festa Litúrgica de Santa Paulina do Coração Agonizante acontece todo segundo domingo do mês de julho, em celebração a morte da missionária, no dia 9 de julho de 1942.
Programação
As missas em louvor à Santa Paulina acontecem no domingo, 14 horas, às 6 horas, 8 horas, 10 horas, 12 horas, 14 horas e 16 horas. Antes da missa das 10 horas acontece a apresentação da banda da Polícia Militar de Santa Catarina.
As celebrações das 6 horas e das 10 horas serão transmitidas da TV Aparecida e na Rede Século 21, respectivamente.