X
X

Buscar

Tradição no município, 6ª Festa da Integração de Guabiruba reúne público fiel

Evento ocorre neste fim de semana no salão da capela São Cristóvão, bairro Aymoré

Neste fim de semana o salão de festas da capela São Cristóvão, no bairro Aymoré, em Guabiruba é palco para a 6ª Festa da Integração. O evento é uma tradição no município e faz parte da programação de aniversário da cidade, que no dia 10 de junho completa 57 anos.

Foto: Brenda Pereira

Neste ano, a festa teve um novo modelo de organização. A Prefeitura de Guabiruba firmou uma parceria com a empresa Prisma Cultural, que ficou responsável pela produção do evento. “Esse ano estamos fazendo um piloto da festa, mas a gente já consegue fazer uma avaliação de sucesso da melhoria do layout, da melhoria das atrações artísticas”, avalia o diretor da Prisma, Sérgio Valle.

O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, reforça que o objetivo da festa é valorizar todos os elementos culturais de Guabiruba. “O nome integração já traduz o que acontece na festa. São vários grupos envolvidos na organização. Ela sintetiza o que é Guabiruba. A festa nasceu com esse espírito de abrir um espaço onde todos possam se encontrar”.

A festa mantém um público fiel. Hugo Pavesi e Elisa Kormann, moradores de Guabiruba, chegaram na festa na manhã deste sábado, 1º, e pretendem ir embora só após o show da banda Vox 3.

O casal participa todos os anos. “A gente acha legal. Esse ano está mais organizado e bonito”, diz Elisa. “Se superou”, complementa Hugo.

Assim como o casal, o morador do bairro Aymoré, Charles Rodrigo Schaefer, também passou o dia na festa. Ele conta mora próximo ao salão São Cristóvão e foi a pé para o evento.

Schaefer diz que gosta bastante da culinária e de se divertir com os amigos. “Eu nunca peguei um ano tão animado”, comenta.

Expositores

A programação da Festa da Integração é bastante variada, mas alguns elementos chamam mais a atenção.

O Grupo das Crocheteiras de Guabiruba está participando pela primeira vez do evento, expondo os produtos criados na feira de artesanato.

A coordenadora do grupo, Edir Krempel, conta que está bem contente com a participação e que durante o sábado já vendeu alguns produtos. “Estão entrando e olhando bem”, diz. Além de vendas, ela também já recebeu duas novas integrantes para o grupo.

Alguns produtos como almofadas e potes foram feitos exclusivamente para a Festa da Integração. Também estão a venda sapatos de bebê, toalhas e até bonecas.

Carmen Gandolfi e Marcia Krempel, do grupo de crocheteiras | Foto: Brenda Pereira

Marcia Bachega é artesã e está expondo peças feitas com biscuit. Tem caneta, chaveiro, personagens e até Pelznickel.

Pelznickel de biscuit feito por Marcia | Foto: Brenda Pereira

É a quarta vez que ela participa da feira na festa, junto com o Grupo de Artesanato de Guabirubense (Gruarte). “As vendas estão boas. Gosto muito de vir”, diz.

Marcia Bachega é artesã e está expondo produtos na festa | Foto: Brenda Pereira

Além de feira de artesanato também há exposição de animais e venda de produtos locais, como chocolate, roupas, pão caseiro, queijos e hortaliças.

Foto: Brenda Pereira

As apresentações musicais também estão presentes durante o evento para agitar o público. O último show deste sábado é com a Banda Vox 3, às 21h30. A festa continua neste domingo, 2. Confira a programação:

6ª FESTA DA INTEGRAÇÃO
2 DE JUNHO

8h45 – Trilha da Integração. Realização: Moto Clube Dragões da Trilha, Trilheiros Gaiola Clube e Jeep Clube Amigos da Trilha
9h – Desfile Alegórico da Festa da Integração
10h30 – Rodrigo Kormann Acústici
12h – Almoço com prato típico em prol da Apae
13h – Banda Das Lebenslied
14h30 – Show com a Banda A Cor do Sol
17h30 – Escolha da Realeza da 7ª Festa da Integração
19h30 – Show com Orquestra Camerata & Dazaranha