Tinturaria de Guabiruba é condenada por despejar produtos químicos no ribeirão Holstein
Sócio-administrador da empresa também foi condenado
Sócio-administrador da empresa também foi condenado
A Tinturaria e Estamparia Holstein, de Guabiruba, e o sócio-administrador da empresa foram condenados por poluição ambiental pelo despejo de produtos químicos no ribeirão Holstein. De acordo com a ação, promovida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), foi constatado que a empresa lançou efluentes no ribeirão fora dos padrões estabelecidos na legislação ambiental.
As amostras colhidas teriam apresentado concentrações de manganês, de 0,223mg/L, e cloreto total, de 265,8 mg/L, em quantidades superiores ao estabelecido por resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), de 0,1mg/L e 250mg/L.
Conforme o depoimento das testemunhas, o juiz Edemar Leopoldo Schlösser entendeu não restar dúvidas quanto à materialidade e autoria, o que teria comprovado que os acusados causaram poluição que poderiam resultar em danos à saúde das pessoas.
A empresa foi condenada a pena de multa no valor de 40 salários mínimos e o sócio-administrador da estamparia à pena de um ano de reclusão, em regime aberto. A reprimenda foi substituída por uma restritiva de direito consistente em prestação pecuniária no valor de dez salários mínimos. Ainda cabe recurso da decisão.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: