Testagem para Covid-19 é maior em Brusque do que a média estadual e nacional

Até o início da semana, município havia testado 1251 de cada 100 mil habitantes

Testagem para Covid-19 é maior em Brusque do que a média estadual e nacional

Até o início da semana, município havia testado 1251 de cada 100 mil habitantes

Segundo dados divulgados pela Prefeitura de Brusque, foram feitos, até o início desta semana, 1686 testes para Covid-19. O percentual de testagem, comparado com a quantidade realizada pelos governos estadual e federal e levando em conta as taxas populacionais, é maior aqui no município.

Considerando que o município tem uma população de 134.723 pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de testes é de 1251 para cada 100 mil habitantes.

Estimativas da Our World In Data, organização internacional que compila dados sobre a Covid-19, apontam que, até a primeira semana de junho, apenas 2,28 pessoas a cada 100 mil habitantes foram testadas no Brasil.

Em Santa Catarina, também até o início da semana, haviam sido feitos 59.255 testes. Considerando a população de 7,1 milhões, isso dá 1116 testes a cada 100 mil habitantes.

De acordo com o secretário de Saúde, Humberto Fornari, a quantidade de testes depende muito das estratégias de cada município. Ele explica que no início da pandemia se testava pouco, e a maioria das pessoas era direcionada a quarentena e isolamento.

Isso porque, com a pandemia acelerando em todo o mundo, a quantidade de testes disponíveis era consideravelmente menor. A situação, no entanto, mudou, explica o secretário.

“Hoje temos conseguido intensificar o número de exames, o que vem a mostrar um numero de aumento do número de casos positivos, mas mais do que isso, o grau de confiança da população nos serviços de saúde como um todo”, afirma Fornari.

Testes pulverizados

O secretário explica que a compra dos testes PCR – os mais acurados para detectar Covid-19, a compra é feita conforme a demanda de atendimentos. Já no caso dos testes rápidos a compra é feita por lote. O governo adquiriu 1,5 mil exames e outros mil vieram do Ministério da Saúde. Com isso, ele estima que há atualmente cerca de 2 mil testes rápidos em estoque.

A ideia é montar uma estratégia de testagem pulverizada da população, por meio de drive-in – modelo no qual a pessoa é testada sem sair do carro. Isso inicia já nesta sexta-feira, 26.

A Vigilância em Saúde realizará 500 testes rápidos no estacionamento da Uniasselvi. Os testes começarão a ser feitos a partir das 9 horas e seguem até esgotar. Somente moradores de Brusque poderão ser testados. Para tanto deve-se apresentar o documento de identidade com foto e um comprovante de residência. Não é necessário apresentar sintomas para participar da ação. Será testada apenas uma pessoa por veículo, carro, moto ou bicicleta.

“Estamos iniciando a testagem ampliada pra entender o comportamento do vírus. Essa ação nos ajudará a ações futuras”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Alícia Maria de Andrade Fagundes. Quem fizer o teste rápido receberá o resultado em cerca de 20 minutos pelo aplicativo Whatsapp.

Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem um canal de informações lá. Clique aqui e participe.