Temporal pode atingir Brusque nesta segunda-feira, alerta Defesa Civil

Brusque está em laranja no mapa da Defesa Civil

Temporal pode atingir Brusque nesta segunda-feira, alerta Defesa Civil

Brusque está em laranja no mapa da Defesa Civil

A Defesa Civil de Brusque está em estado de atenção para possível ocorrência de temporais e chuva intensa nesta segunda-feira, 7.

As instabilidades começam nas áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul e avançam entre a noite e madrugada para o restante de Santa Catarina. Os temporais podem vir acompanhados de raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento.

Ainda, localmente, pode ocorrer chuva intensa em curto período. O risco é alto para ocorrências associadas aos temporais e chuva intensa (como alagamentos, deslizamentos, enxurradas pontuais).

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Orientações

Para os casos de tempestade, a recomendação é que os cidadãos se protejam em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, a orientação é agachar-se com os pés juntos, a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas ou apoiadas nos joelhos.

Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, é importante que sejam desligados os aparelhos eletrônicos e que não se utilize o telefone. Também é recomendado ficar longe das janelas.

Alagamentos

Nos casos de alagamento é importante evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Também evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

A população deve ficar atenta à movimentações de terra, rachaduras em muros e paredes e inclinação de árvores próximas à residência.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo