Há 27 anos, a Rede de Supermercados Archer distribui mudas de árvores frutíferas e ornamentais no dia 21 de setembro, data em que é comemorado o Dia da Árvore.

Ao longo dos anos, a ação ambiental da empresa brusquense já distribuiu mais de 800 mil mudas, dando mais vida e cor aos jardins e pomares de Brusque e região.

O objetivo da empresa sempre foi contribuir com o cuidado e a preservação do meio ambiente, além de incentivar o cultivo de boas práticas entre as gerações. E para isso, nada melhor do que plantar uma árvore. Um gesto simples, que beneficia não apenas quem planta, mas toda a comunidade ao redor.

Nesta quarta-feira, 21, a tradição continua. A partir das 8h, os nove supermercados da rede em Brusque, Guabiruba, Nova Trento e Gaspar, e o Empório Archer, estarão distribuindo mudas gratuitamente para a população.

Neste ano, serão em torno de 30 mil mudas, de 17 espécies, disponíveis em todas as lojas da rede.

Entre as espécies, estão mudas de cerejeira, canela do ceilão, angico vermelho, ipê amarelo, pitanga e guabiroba.

Em mais uma edição da campanha, a empresa brusquense, que nasceu em 1936, reforça a importância de transformar ideias em ações. Afinal, todos dependemos da natureza para viver, e com a contribuição de cada um, será possível preservá-la para as próximas gerações.

O Dia da Árvore

O Dia da Árvore foi criado com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação deste bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

A importância das árvores

A árvore é um grande símbolo da natureza e uma das mais importantes riquezas naturais. As diversas espécies existentes são fundamentais para a vida na Terra, pois produzem oxigênio, evitam erosões, aumentam a umidade do ar, reduzem a temperatura, além de produzirem alimentos e servirem de moradia para várias espécies de animais.

Sem as árvores, teríamos dias mais quentes, com umidade cada vez menor, além de perdermos nossos locais de sombra. Também enfrentaríamos a erosão do solo e a diminuição de outras espécies de plantas e animais que dependem diretamente das árvores.

Por isso, toda a oportunidade de plantar uma árvore é importante e faz toda a diferença.

Conheça algumas mudas que podem ser retiradas em nossas unidades

Pitanga

A Pitangueira atinge entre 6 e 12 metros de altura. Floresce durante os meses de agosto e novembro e os frutos amadurecem de outubro a janeiro. É uma árvore nativa, muito indicada para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismo ou plantios domésticos. A árvore é nativa da Mata Atlântica e conhecida, principalmente, pelos frutos doces e perfumados. O nome “pitanga” é de origem tupi e significa vermelho-rubro, uma alusão à cor dos frutos maduros.

Guabiroba

A guabiroba é uma espécie nativa, que ocorre na Mata Atlântica e no Cerrado. Varia de 10 a 20 metros de altura. A árvore não necessita de muitos cuidados, tem um crescimento rápido a médio, produzindo anualmente grande quantidade de frutos e sementes. A guabiroba é rica em proteínas, carboidratos, niacina, sais minerais, vitaminas do complexo B. Além do consumo in natura, o fruto pode ser aproveitado na forma de sucos, doces, sorvetes, pudins e ainda servir de matéria-prima para licores. A árvore frutifica de dezembro a maio.

Canela do Ceilão

A canela é uma árvore que pode atingir até 8 ou 9 metros de altura. A caneleira precisa de 1,3 mil milímetros de chuva por ano e uma temperatura média anual superior a 21°C. As flores são de coloração amarela ou esverdeada, numerosas e bem pequenas, agrupadas em cachos ramificados. A especiaria é derivada da casca marrom do tronco, que forma pequenos talos. O tronco da canela em pó ou em pau e usado como especiaria.

Angico vermelho

A árvore Angico Vermelho é de porte médio a grande, comumente encontrada em capoeiras ou na colonização de áreas abertas. A muda de Angico Vermelho apresenta fácil adaptação e é indicada para atrair abelhas. No inverno, perde totalmente as folhas. Além disso, possui características ornamentais e, por isso, é recomendada para paisagismo em geral.

Ipê-Amarelo

O Ipê-Amarelo é uma das árvores mais conhecidas do Brasil. A árvore varia de 4 a 20 metros de altura, de acordo com a espécie. O crescimento é em torno de um metro por ano. O nome Ipê, de origem tupi, significa árvore de casca grossa. A espécie é encontrada em todas as regiões do Brasil. Antes de florir, o Ipê perde toda a sua folhagem. Quando floresce, a árvore está totalmente desprovida de folhas. Quando caem as flores o Ipê retoma sua folhagem e um novo ciclo se inicia.

Cerejeira

A cerejeira é uma árvore brasileira, presente de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul. Ocorre também na Argentina, no Uruguai e no Paraguai. Quando plantada nas cidades, tem porte médio, podendo atingir de 5 a 8 metros de altura. Já nas matas, pode crescer até 15 metros.Os frutos têm polpa comestível, agridoce, e suculento. Cada fruto possui em média duas sementes. Eles têm coloração vermelha a negra quando maduras. A média de tempo para desenvolvimento dos frutos é de 43 dias. A árvore é uma espécie muito utilizada para plantio em áreas degradadas de preservação permanente.