Em um ano que ficou sem fazer mamografia, a dona de casa Sueli Ramos, 56 anos, foi pega de surpresa ao sentir um caroço em sua mama esquerda, durante um preventivo. A enfermeira marcou uma mamografia e então foi confirmado que ela estava com câncer. Ela fez cirurgia para retirada de toda a mama e, felizmente, não precisou fazer quimioterapia.

Após ser considerada curada do câncer de mama, há um ano Sueli descobriu um tumor no olho. O tratamento é realizado somente em São Paulo e logo ela deve iniciar as sessões de radioterapia.

 

Sueli Ramos
idade: 56 anos
Profissão: Dona de casa
Bairro: Limeira

“A primeira vez que descobri a doença foi um choque. Mas agora, com a volta do câncer, meu mundo caiu. Fiquei bem baqueada”.

Sueli, mais uma vez, precisa ser forte para enfrentar a doença que já venceu anteriormente. “Se tem tratamento, eu quero fazer. É difícil, doloroso, mas é preciso. Quero vencer novamente”.

Ter fé e manter o otimismo são fundamentais para lutar contra a doença, diz Sueli. “Não podemos desistir e também é preciso se cuidar. Em um ano que deixei de fazer a mamografia, aconteceu comigo. Não podemos pensar que nunca vai acontecer com a gente, porque pode sim”.