Domingo festivo marca aniversário de 61 anos de São João Batista
Diversas atividades que envolveram toda a população ocorreram durante todo o dia, no Centro de Eventos
Diversas atividades que envolveram toda a população ocorreram durante todo o dia, no Centro de Eventos
O domingo, 21, foi de muita festa em São João Batista. Para comemorar os 61 anos de emancipação político-administrativa, diversas atividades foram programadas para envolver toda a população.
As 8h, no Centro de Eventos, ocorreu a tradicional missa festiva, celebrada pelo padre Lúcio Tardivo, da Comunidade Bethânia. Em seguida, ocorreu o corte do bolo de aniversário e diversas fatias foram distribuídas para a população.
Ao todo, 600 massas de bolo foram preparadas desde sexta-feira, 19, pelas merendeiras das escolas municipais, professoras e diretoras.
Como todos os anos, o prefeito Daniel Netto Cândido fez a entrega do primeiro pedaço de bolo para homenagear alguém ou alguma entidade. Desta vez, a Comunidade Bethânia foi a escolhida para ser presenteada.
“É uma entidade que realiza um grande trabalho no município e por isso merece nosso reconhecimento”, afirmou o prefeito. A fatia foi entregue ao vice-presidente da Comunidade, o padre Lúcio.
A missa marcou também o início da XIII Festa do Colono e a III Festa do Aipim, que aconteceram de forma conjunta. Ao meio-dia foi servido a tradicional vaca atolada, ou seja, costela com aipim, preparada em um tacho gigante, além de escondidinho de aipim com recheio de carne e calabresa, arroz, saladas e acompanhamentos.
Foram mais de mil refeições servidas, sendo que aos colonos que tinham pulseira, o almoço foi disponibilizado de forma gratuita. Já aos demais participantes o almoço teve um custo de R$ 20.
Durante a tarde, a festa continuou com animação do grupo Balanço Musical, e durante os intervalos ocorreu ainda diversos sorteios de brindes e um café colonial. Dentro do Centro de Eventos ainda ocorreu a exposição de artefatos utilizados no setor primário e a comercialização de produtos à base de aipim.
A 1ª Corrida Rústica de aniversário de São João Batista também ocorreu na manhã deste domingo, pelo lado de fora do Centro de Eventos. Cerca de 120 pessoas se inscreveram para participar do evento promovido pela Sprint Final com apoio da Fundação Batistense de Esportes (Fube).
A prova teve um percurso de sete quilômetros de extensão, e contou com pontos de hidratação e entrega de frutas frescas e água na chegada. Todos os participantes receberam medalhas e os cinco primeiros colocados receberam troféus, assim como os três melhores de cada faixa etária.
A premiação foi dividida em seis categorias: 16 a 24 anos, 25 a 34 anos, 35 a 44 anos, 45 a 54 anos, 55 a 64 anos e 65 anos ou mais.
A batistense Franciany Maiara Sagas, 34 anos, foi a vencedora da sua categoria. Ela conta que sempre participa de corridas, e ao saber que teria uma no município não pensou duas vezes em participar.
“Acho legal incentivar esse esporte que está crescendo bastante. Mas penso que para próximos anos poderiam pensar em colocar dois percursos, sendo um menor para oportunizar os iniciantes”, avalia.
O casal Maurínio Soares Jerônimo, 43, e Eva Adriana do Nascimento, 41, veio de Itapema e Corupá, respectivamente, para participar da prova. Eva, que é médica, diz que começou a correr pela saúde, mas virou paixão e então incentivou o marido. “Exatamente hoje faz um ano que comecei a correr”, diz Maurínio.
E para marcar a data, o casal prestigiou a corrida de aniversário de São João Batista. “Não conhecíamos a cidade. Soubemos da prova pelo Facebook, então decidimos participar e estamos adorando essa cidade que é bastante tranquila”, comenta Eva.
A prova teve ainda participações de atletas de todo o Vale do Rio Tijucas, litoral, e ainda do Amapá e Argentina.
Após a prova adulta, as crianças e adolescentes também tiveram a oportunidade de participar de uma prova específica com distâncias entre 50 metros a 400 metros.
Feminino
1º Janete de Souza
2º Gleisiane de Sousa Moreira
3º Jessica Leal
4º Mayara Meliani da Silva de Souza
5º Sabrina Nunes
Masculino
1º Alessandro Gomes
2º Henrique Pereira
3º Emerson Seffrin
4º Vanderlei Pereira
5º Adenir Pedro dos Santos