Corpo de Bombeiros realiza operação Alerta Vermelho, em São João Batista
Alunos da escola Professora Araci Espindola Dalcenter participaram de ações preventivas
Alunos da escola Professora Araci Espindola Dalcenter participaram de ações preventivas
Em alusão ao Dia Nacional do Bombeiro, comemorado em 2 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar de São João Batista realizou a operação Alerta Vermelho, que foi uma semana de ações preventivas.
No município, a Escola de Educação Básica Professora Araci Espíndola Dalcenter, no bairro Jardim São Paulo, recebeu a visita dos bombeiros em dois turnos. Em torno de 500 alunos foram alcançados com a ação, desde a pré-escola ao 5º ano.
Além disso, diversas residências também foram visitadas, momento em que os moradores receberam orientações preventivas contra incêndio.
O comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Bruno de César Toledo Camilo, explica que a operação Alerta Vermelho consiste na visitação de Bombeiros Militares ou Comunitários em residências unifamiliares, escolas e empresas, a fim de realizar uma análise da segurança destas edificações.
Os bombeiros ainda prestam esclarecimentos sobre os pontos vulneráveis das edificações e o que se poderia fazer para evitar incidentes, sobretudo relacionados ao uso da energia elétrica, GLP, combustíveis, velas e fogões a gás e à lenha, corrigindo e intensificando a percepção de situações de risco da população. “Em São João Batista optamos pelas visitas nas escolas como principal ação preventiva”, diz.
Ações com alunos
O tenente conta que para realizar a operação com os alunos, foram levados dois caminhões de combate a incêndio para a escola na segunda-feira, 1º, à tarde e na quinta-feira, 4, pela manhã.
“A equipe responsável pela palestra foi composta de bombeiros militares e comunitários. De maneira lúdica, foram repassados conhecimentos relativos à segurança contra incêndio e pânico”, informa.
Além disso, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer, de forma prática e visual, ferramentas, equipamentos e viaturas do Corpo de Bombeiros Militar.
O comandante explica que a ação voltada para as crianças é de suma importância, pois além de ser um público extremamente motivado em relação à atividade própria de bombeiros, são excelentes propagadores de conhecimento. “Através delas, conseguimos promover uma mudança cultural em que pese a segurança contra incêndios”, avalia.