Sexta-feira amanhece com quatro novos deslizamentos em Brusque
Rachadura na rua Catarina Izabel Knihs Kormann, no bairro Souza Cruz, é caso mais grave
Sem chuvas desde a madrugada desta sexta-feira, 23, o rio Itajaí-Mirim diminui gradativamente em Brusque e Botuverá, e com isso, problemas relacionados à queda de barreiras e deslizamentos também tendem a ser minimizados. Às 13h19, em Brusque, o nível do rio estava em 4,28 metros e em Botuverá, às 13h40, 2,89 metros. A previsão da Epagri/Ciram é que chova cerca de dez milímetros nesta tarde na região.
Nesta manhã em Brusque foram registradas, segundo a Defesa Civil, quatro ocorrências sem gravidade. Pequenos deslizamentos na localidade de Boa Parada; na rua Luiz Machado, no bairro Azambuja; na rua LI 026, no Limeira Alta – residência que já havia sofrido interdição na semana passada por queda de barreira, e na rua Bulcão Viana, no Azambuja, uma árvore ameaça cair próximo a uma casa.
O registro mais grave continua sendo o da rua Catarina Izabel Knihs Kormann, no bairro Souza Cruz, que foi parcialmente interditada por volta das 18 horas desta quinta-feira, 22, por apresentar rachaduras. A pista está comprometida, pode desmoronar e cair na rua Andrino Bento Amorim. Nesta tarde ainda será feita uma avaliação por engenheiros para diagnosticar se a rua precisará ser totalmente fechada.
Abrigos
As dez pessoas que estavam abrigadas na Arena Brusque estão retornando na tarde desta sexta-feira, 23, para suas casas. Já as 20 que ficaram no abrigo do Sesi ainda aguardam avaliação dos engenheiros para voltarem para suas residências. A Defesa Civil acredita que até o fim da tarde elas serão liberadas e deverão retornar aos seus lares.
Limpeza
A Secretaria de Obras já realiza a limpeza da avenida Beira Rio, nas duas margens. A equipe se deslocou por volta das 20 horas de quinta-feira, 22, para iniciar os serviços. Além de mão de obra, grande parte do maquinário da pasta também se encontra no local. Por conta da quantidade de lama espalhada na pista, a previsão de liberação para o tráfego se estende até a tarde de sábado, 24, ou manhã de domingo, 25.
Botuverá
De quarta-feira, 21, até ao meio-dia desta sexta-feira, 23, foram registrados em Botuverá mais de 25 deslizamentos. Entre esta quinta-feira, 22, até as 14 horas, foram duas quedas de barreira no bairro Vargem Grande, que estão sendo retiradas.
A via que liga o Lageado ao Ribeirão do Ouro foi parcialmente interditada, pois a ponte foi inundada e impossibilitou o tráfego de veículos na via.
Duas pontes importantes em Botuverá – no Ribeirão do Ouro e na rua Humberto Mazoli, no Centro, foram inundadas pela terceira vez em uma semana. Segundo a Defesa Civil, as cabeceiras foram destruídas. Além disso, 15 postes de energia elétrica caíram devido aos temporais na última semana.
Mesmo com todos os problemas, não houve desabrigados na cidade. No entanto, duas famílias que moravam perto do rio do Centro precisaram sair de suas casas. Ambas já voltaram para seus lares.
Em Guabiruba não foi registrado nenhuma ocorrência das 18 horas desta quinta-feira, 22, até às 13h40 desta sexta-feira, 23.