Sete centros de educação infantil de Brusque permanecerão com atendimento até as 18h
Anúncio foi feito pela secretária de educação nesta sexta-feira
A partir desta segunda-feira, 11, os Centros de Educação Infantil que finalizaram 2018 com o plantão até as 18 horas, permanecerão com atendimento neste mesmo horário.
O anúncio foi feito pela secretária de Educação de Brusque, Eliani Busnardo Buemo, na sexta-feira, durante coletiva de imprensa. No início deste ano, O Município noticiou que o horário de plantão das creches seria reduzido, ou seja, as aulas terminam às 17h com plantão até às 17h30.
O novo horário de atendimento das creches desagradou alguns pais, que se reuniram na Câmara de Vereadores e enviaram um documento à secretária reivindicando manutenção do plantão até às 18h. Alguns pais também compareceram na sessão da Câmara de terça-feira, onde cobraram o prefeito Jonas Paegle sobre o assunto.
Eliani voltou a lembrar que a mudança de horário proposta pela pasta visa se adequar à legislação educacional, que diz que a criança pode ficar, no máximo, 10 horas na escola.
Como as creches abrem às 7h, as 10 horas expiram às 17h. A secretária destaca que a educação infantil faz parte da educação básica, composta também pelo ensino fundamental e médio e, por este motivo, é preciso cumprir as diretrizes educacionais.
“Quando fizemos o levantamento sobre a questão das vagas, encontramos centros de educação infantil atendendo duas crianças até 18h. Com isso, acabamos identificando que o poder público trabalha para atender algumas exceções, por isso, fizemos esta análise e, a princípio, determinamos o horário das 7h com término às 17h”.
De acordo com ela, até 2015 o município já tinha o atendimento até às 17h e a partir de 2016, algumas unidades passaram a atender com plantão até às 18h: Círculo Bom Samaritano; Emília Floriani de Oliveira (Caic); Sofia Dubiella; Hilda Anna Eccel II, Hilda Anna Eccel (Senac) e Noêmia Fialho I e II.
São essas unidades que não sofrerão alteração de horário a partir desta segunda-feira. A secretária afirma que o número de crianças que necessitam do plantão até as 18h é baixo, por isso, esta foi a forma encontrada para atender as crianças e os pais.
Ainda de acordo com a secretária, o levantamento feito mostrou que 468 crianças utilizam o plantão da manhã, às 7h, e somente 164 crianças precisam ficar depois das 17h. “Entendemos que o horário do começo da manhã é mais significativo. Independente se pai e mãe trabalha, a creche é um direito assegurado da criança. A vaga não é para a mãe que trabalha, é para a criança. Se for trabalhar pela exceção, teríamos que ter creche até as 20h, até as 22h”, ressalta.
Eliani informa que os pais das crianças que necessitam ficar até as 18h na creche precisarão apresentar um comprovante de trabalho. “Vamos acompanhar todos esses atendimentos”.
Unidades com plantão até as 18h
Círculo Bom Samaritano
Emília Floriani de Oliveira (Caic)
Sofia Dubiella
Hilda Anna Eccel II
Hilda Anna Eccel (Senac)
Noêmia Fialho I e II.