Seminário trará participantes do serviço Família Acolhedora

Evento será realizado no dia 24 de maio pela Secretaria de Assistência Social e Habitação

Seminário trará participantes do serviço Família Acolhedora

Com a presença de famílias participantes e membros do poder Judiciário, a Secretaria de Assistência Social e Habitação realizará o 3º Seminário Municipal de Acolhimento em Família Acolhedora. O evento será realizado no dia 24 de maio, das 18h às 21h30, no auditório do Colégio São Luiz. O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas através do link (goo.gl/Usqkco) até o dia 23 de maio.

Para explicar a importância do serviço pelo ponto de vista jurídico, foram convidados o juiz da Vara da Família, Infância e Juventude, Órfãos e Sucessões, Maycon Favareto, e a promotora Fernanda Vailati. Depois, famílias acolhedoras de Brusque, Palhoça e Campo Alegre darão seu depoimento como participantes do projeto.

A Família Acolhedora é um serviço municipal que existe em Brusque desde maio de 2013. Instituído pela lei 3.550/2012 no município, é gerido pela Secretaria de Assistência Social e Habitação e visa o acolhimento de crianças e adolescentes que estão afastadas de seu lar de origem.

Enquanto a criança ou adolescente que vive uma situação de risco – por exemplo, violência, negligência ou situação de rua – aguarda decisão judicial, ao invés de ser acolhida em um abrigo, ela é recebida por uma família. Atualmente, há duas famílias cadastradas no programa.

Ionara Marques, psicóloga responsável pelo atendimento no serviço Família Acolhedora, frisa a importância do vínculo familiar para as crianças que precisam de acolhimento. “A comunidade costuma ter uma certa resistência à ideia de receber uma criança ou adolescente, criar laços com ela e, depois, ter que dizer adeus. Mas temos que lembrar que a criança vai levar para sempre esse amor que ela receber enquanto estiver com a família.”

Para tornar-se uma família acolhedora, é preciso passar por etapas de pré-cadastramento e também por uma capacitação. Durante todo o período, há acompanhamento por parte de um psicólogo e um assistente social. Além disso, é preciso obedecer a alguns critérios: ser maior de 21 anos; não fazer uso de substâncias psicoativas; ter a concordância de todos os membros da família; não ter a pretensão de adotar as crianças ou adolescentes que forem recebidos. É instituído por lei que os cadastrados como Família Acolhedora não podem estar registrados no Cadastro Nacional de Adoção (CNA).

III Seminário Municipal de Acolhimento em Família Acolhedora
Data: 24/05/2018