Segunda onda da Covid-19 em Brusque deve ocorrer em dezembro e janeiro, diz secretário

Humberto Fornari espera aumento no número de casos neste período devido a retomada de todos os setores

Em entrevista ao vivo nas redes sociais do jornal O Município, o secretário de Saúde Humberto Fornari afirmou que deve ter uma segunda onda da Covid-19 em Brusque entre o fim de 2020 e início de 2021.

De acordo com ele, a segunda onda da doença não deve ser na mesma intensidade de julho e agosto, meses que foram considerados o pico da pandemia no município, mas em pequenos períodos. “Meados de dezembro e janeiro teremos uma nova onda de pacientes contaminados”, diz.

A segunda onda da Covid-19 é prevista pelo secretário com base na retomada das atividades ao ritmo normal. O desafio para as equipes de fiscalização, de acordo com ele, será para controlar o número de pessoas e o distanciamento nos estabelecimentos, principalmente em eventos, que devem voltar à normalidade nos próximos meses.

“O desafio será para que os eventos ocorram dentro da legalidade, mantendo o distanciamento seguro entre as pessoas. Acredito que as casas noturnas antes de janeiro já estarão abertas e por conta disso a transmissão será maior”.

Fornari afirma que a porcentagem de pessoas que já contraíram a doença no município é baixo, o que ficou evidenciado na testagem em massa dos assintomáticos.

“Temos o maior número de casos por 10 mil habitantes da Ammvi. São 426 casos por 10 mil habitantes, mas no total geral estamos só com 5.8% da população que foi realizar o teste com resultado positivo. É um número baixo, que não pode nos permitir falar em imunização de rebanho. Não estamos nem perto disso. Precisamos apostar na velocidade da chegada da vacina”, diz.

Tratamento precoce

Fornari destaca a importância do diagnóstico precoce da doença. De acordo com ele, quanto mais cedo o paciente com Covid-19 iniciar o tratamento, menor são as chances de necessitar de UTI.

“Já realizamos mais de 16 mil testes rápidos no intuito de fazer o diagnóstico. Estamos com os contatos das pessoas positivas para fazer o monitoramento, principalmente do grupo de risco que são os que evoluem para a forma mais grave da doença. Qualquer sintoma de gripe orientamos que o paciente procure um médico para fazer uma avalição e inicie o processo de se transpor pela doença”.

Uso da máscara

De acordo com Fornari, ainda não há uma previsão para retirar a obrigatoriedade do uso da máscara, já que ela funciona como proteção para todos.

“O uso da máscara ainda é proteção importante para quem está doente e para quem não está. A gente sabe que o vírus tem comportamento de permanência no ar de três a quatro horas, permanecendo vivo em superfícies lisas e precisamos ter barreiras para evitar o contato e a máscara é uma delas”.

O secretário explica que mesmo com a máscara de pano, as gotículas de saliva que as pessoas soltam quando falam não chegam até outras pessoas, evitando assim, a contaminação. “Se estou de máscara, a transmissão fica ao meu redor. Os assintomáticos também são transmissores da doença, por isso precisamos que todos mantenham o comportamento do uso da máscara”.

Testes nas crianças

O secretário informa que no dia 17 de outubro será realizado o Dia D de vacinação para as crianças em todo o Brasil. Em Brusque, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizarão as vacinas e também farão testes rápidos de Covid-19 nas crianças. O objetivo, segundo ele, é verificar a quantidade de crianças que já tiveram coronavírus de forma assintomática.

Assista a entrevista