Secretaria de Educação de Brusque registra 15 profissionais com Covid-19

Além deles, sete alunos de escolas diferentes também testaram positivo para doença

Secretaria de Educação de Brusque registra 15 profissionais com Covid-19

Por Eliz Haacke e Luiz Antonello

Quase um mês após o retorno das aulas, que ocorreu no dia 8 de fevereiro, a Secretaria de Educação de Brusque registrou 15 casos de servidores confirmados com Covid-19 nesta quarta-feira, 3. Além deles, sete alunos, sendo cada um de uma escola, também testaram positivo para a doença.

A informação foi confirmada pela secretária de Educação de Brusque, Eliani Buemo, na tarde desta quarta-feira. Outros 70 profissionais estão afastados e aguardam resultado do exame, já 35 estão em isolamento por contato com algum familiar suspeito ou positivado para o vírus. Ao todo, 2 mil servidores trabalham presencialmente nas escolas do município.

Também há 93 estudantes afastados por apresentarem sintomas e que foram encaminhados ao Centro de Triagem Pediátrico, de acordo com a secretária.

Segundo ela, 11 unidades de educação confirmaram um caso positivo entre os servidores e duas unidades confirmaram dois casos, mas que não estão relacionados entre si.

“É importante destacar que todos os estudantes que apresentam sintomas gripais ou síndrome diarreica são imediatamente isolados e encaminhados para triagem, bem como todos os servidores são orientados a procurarem assistência médica caso apresentem algum sintoma”, salienta.

Após a primeira semana de retorno das aulas, a pasta havia registrado 13 casos de coronavírus, sendo que nove eram profissionais da rede municipal e quatro eram estudantes que testaram positivo para doença.

Boletim de monitoramento

Eliani afirma que diariamente um boletim de monitoramento com o número de casos confirmados, suspeitos, afastados e negativados entre servidores e alunos é divulgado no site da pasta. A secretária explica que o monitoramento diário tem o objetivo de identificar os casos precocemente para mitigar a contaminação do coronavírus.

Além disso, o monitoramento diário de cada unidade também permite que a pasta possa acompanhar a evolução dos casos com o objetivo de gerenciar o possível funcionamento de cada unidade e “quando necessário contemplar o fechamento temporário de uma sala ou unidade escolar”.

– Confira o boletim de de monitoramento de casos de Covid-19 das escolas municipais de Brusque

“Essas informações são alteradas diariamente, pois as unidades devem realizar atualização do boletim sempre até as 16h. É possível visualizar a última atualização realizada pela unidade”, destaca.

Conforme a secretária, cada escola tem uma pessoa ou equipe determinada para realizar a divulgação e atualização dos dados no site da pasta. “Tendo em vista o monitoramento diário do cenário já previsto no Plano de Contingência de cada unidade escolar, a secretaria vem aprimorando as ferramentas utilizadas para realizar a divulgação desses boletins”.

– Secretária de Educação de Brusque diz que aulas presenciais não serão suspensas
– Entenda como vai funcionar a volta às aulas nas escolas de Brusque
– Estudantes autistas podem frequentar aulas de forma 100% presencial em Brusque

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram

• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube