Saiba quem são os representantes da região de Brusque nas eleições de 2018
Maior parte dos nomes já foi confirmada; minoria depende de acertos políticos
Este fim de semana foi o fim do prazo para que os partidos políticos pudessem realizar convenções partidárias e decidir os nomes que irão concorrer a deputado federal e estadual nas eleições de outubro de 2018.
A maior parte dos nomes que estavam sendo ventilados para concorrer pela região de Brusque já foram confirmados pelos partidos. No entanto, ainda restam indefinições que perdurarão até a data limite para o registro de candidatura junto à Justiça Eleitoral, que termina no dia 15 de agosto.
A se confirmarem todos os nomes já divulgados, Brusque terá entre 15 e 16 candidaturas; até o momento, foram confirmados nove candidatos a deputado estadual e seis candidatos a deputado federal.
Se todas as candidaturas postuladas forem de fato registradas, será o dobro das oito registradas no pleito de 2014. Confira, nesta reportagem, quem são os nomes já decididos para concorrer como representantes de Brusque e região em outubro.
Candidaturas a deputado federal triplicam
Até o momento, seis candidaturas a deputado federal foram anunciadas em Brusque, dos seguintes partidos: Novo, PSDB, PRP, PPS, Psol e PSB.
Por enquanto, somente uma delas, a de Sabrina Avozani (Novo) foi registrada oficialmente, segundo a Justiça Eleitoral; o prazo se encerra em 15 de agosto.
Uma das novidades deste pleito é a candidatura “em família”. O filho do deputado estadual Serafim Venzon (PSDB), João Antônio Venzon, será o representante dos tucanos de Brusque na corrida à Câmara dos Deputados.
A serem registradas todas as candidaturas, será um recorde em Brusque. Na última eleição, por exemplo, havia apenas dois candidatos a deputado federal: Marli Leandro (PT) e Moacir Giraldi (DEM), àquela época no PTdoB.
Ambos fizeram pouco mais de 10 mil votos e não conseguiram se eleger.
Deputado estadual: velhos conhecidos
e novos nomes
A disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa, costumeiramente, é a que encontra mais adeptos entre os políticos de Brusque, e desta vez não foi diferente.
Oito partidos já confirmaram candidaturas para este ano: PSDB, PT, DEM, Psol, PRP, PPS, PSL. Patriotas e PP.
Há nomes que não são novatos na política, como o deputado estadual Serafim Venzon (PSDB), que concorre à reeleição, e o ex-prefeito de Brusque Paulo Eccel (PT), que também já foi deputado estadual.
Juntam-se a eles marinheiros de primeira viagem, como o historiador Álisson Castro, do Psol, e os vereadores Cleiton Bittelbrunn (PRP) e Marcos Deichmann (Patriotas). Este último ainda estava em dúvida se aceitaria o desafio de concorrer, o que acabou se confirmando neste fim de semana.
De Guabiruba, o único candidato da região será o ex-vereador Osmar Vicentini, pelo PSL, partido do presidenciável Jair Bolsonaro. Ele confirmou ao jornal O Município que seu nome estará na urna em outubro.
A se confirmarem as candidaturas já anunciadas, haverá três a mais do que na eleição de 2014, quando seis nomes foram apresentados na urna, representando a região de Brusque, para concorrer à Assembleia.
Indefinições e desistências de candidatos
Alguns partidos chegaram a anunciar nomes de pré-candidatos, mas desistiram no meio do caminho. Um deles é o MDB, que havia cotado o vice-prefeito Ari Vequi para concorrer.
Já havia indícios, em entrevistas anteriores, que não haveria nome do partido no pleito. Vequi confirmou que o MDB de Brusque não terá nenhuma candidatura. A decisão se haverá apoio formal a algum candidato de outra sigla será tomada nesta segunda-feira, 6.
No PSD, o nome do ex-prefeito Roberto Prudêncio Neto foi aprovado para concorrer a deputado estadual, mas ainda não havia definição, até o fechamento desta reportagem, se ele de fato irá concorrer.
Segundo Prudêncio, a confirmação depende das composições partidárias a nível estadual, o que faz com que haja uma indefinição relativa às alianças firmadas entre os partidos aqui de Brusque.
O PSB, partido do prefeito Jonas Paegle, já definiu seu candidato a deputado federal, mas ainda não confirma se terá candidato a deputado estadual. O nome cotado, caso a sigla opte por ter duas candidaturas, é o do vereador José Zancanaro.