Saiba quantas pessoas recusaram tomar a vacina contra Covid-19 em Brusque
Nove pessoas assinaram termo de recusa até esta segunda-feira
Quase dois meses após a primeira pessoa ser vacinada contra Covid-19 em Brusque, a Vigilância em Saúde registrou nove pessoas que se recusaram a receber a vacina. O número foi divulgado na noite de segunda-feira, 15. Deste total, foram cinco idosos e quatro profissionais de saúde.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, é livre a escolha de ser vacinado ou não. Quem optar em não se imunizar contra o coronavírus, precisa assinar um termo de recusa. “Nós realizamos o aconselhamento da vacina. O motivo da negativa não é solicitado ao cidadão”, diz.
Até esta terça, 16, o boletim epidemiológico apontou que 6.859 pessoas receberam primeira dose no município. Já a segunda dose foi aplicada em 2.197 pessoas.
Segunda dose
Além disso, até o momento, todos que estão no processo de receber a segunda dose, estão sendo vacinados. “Há uma diferença nos asilados por conta de óbitos antes do tempo da segunda dose. Mas é uma diferença muito sutil”, explica.
Segundo Ariane, ocorre mais a busca pela vacina do que recusas. “Não conseguimos vacinar mais por conta do número reduzido de doses”, diz. “O que se percebe é o cidadão consciente e ansioso por sua vacina. Do contrário são raros”, completa.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube