Saiba qual expectativa para finalizar a vacinação contra Covid-19 em Brusque
Calendário de datas elaborado pelo governo do estado terminou nesta terça-feira
Nesta terça-feira, 31, chegou a data final do calendário de vacinação contra a Covid-19 elaborado pelo governo de Santa Catarina. Inicialmente, a previsão era finalizar a vacinação dos catarinenses com a primeira dose até 23 de outubro. Mas o governo adiantou as datas para o final de agosto. No entanto, o município ainda não finalizou a vacinação da primeira dose.
Até a noite desta terça-feira, Brusque havia aplicado pouco mais de 124 mil doses da vacina. Deste número, 87 mil são referentes à primeira imunização e 40 mil a segunda.
A diretora da Vigilância em Saúde de Brusque, Ariane Fischer destaca que 83% da população do município acima de 18 anos recebeu a primeira dose até esta terça-feira. “Mesma média estadual. Porém a porcentagem demonstra que ainda não conseguimos oportunizar vacina para todos por não ter doses”.
Leia também:
Funcionamento do calendário
Ariane afirma que Brusque ainda precisa de 30 mil doses para contemplar 90% da população vacinável, ou seja, acima dos 12 anos, com primeira dose. Ela explica que essa é a meta nacional estabelecida pelo Ministério da Saúde.
A diretora diz que o atraso nos envios da vacina influenciou na demora para completar o calendário. “Conseguimos oportunizar as idades no período proposto, porém devido ao envio de doses pelo estado abaixo do esperado ainda faltam cidadãos brusquenses para se vacinarem”, salienta. Ela ainda declara que no decorrer do percurso o calendário sofreu alterações.
Durante o período estabelecido pelo calendário, Brusque chegou precisar de 18 mil doses para alcançar as datas propostas. Após diversas cidades registrarem atraso na vacinação, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina se manifestou e informou que a entrega da vacinas para os municípios dependia do envio do Ministério da Saúde.
Com o ritmo atual de vacinação, a expectativa de Ariane é que até o final de dezembro toda a população estará vacinada com pelo menos duas doses da vacina. “Acredito que a vacina contra a Covid entrará no calendário de vacinação anual, como aconteceu com a vacina da gripe”, pontua.
Faltaram mais de 600 mil doses para vacinar todos os adultos
No último dia do calendário de vacinação para adultos em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que as doses enviadas pelo Ministério da Saúde no período não foram suficientes para imunizar toda a população acima de 18 anos contra a Covid-19. Apesar disso, a pasta afirma que a meta foi cumprida já que pelo menos 85% dos adultos receberam, pelo menos, a primeira dose.
A partir de setembro, está autorizada a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos e a aplicação de dose de reforço (3ª dose) em idosos e imunossuprimidos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses.
O calendário havia sido firmado no início de julho e a SES reiterava a possibilidade de cumprir a meta baseada nos contratos de entrega de vacinas entre o Ministério da Saúde e as farmacêuticas que produzem os imunizantes.
“Não podemos dizer que não conseguimos cumprir o que foi pactuado entre estados e municípios. Apesar de dependermos do envio de novas doses por parte do Ministério da Saúde, já vacinamos 85% da população adulta com a primeira dose. Sem contar as doses que já foram aplicadas e ainda não foram registradas no sistema”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Eduardo Macário.
“Portanto, a meta foi superada pelos municípios e consideramos que a pactuação do calendário foi cumprida, pois todos os municípios já ofereceram doses para a população adulta”, completou.
Segundo a pasta, desde 17 de janeiro, foram enviadas ao estado 8,25 milhões de doses de vacina contra a Covid. Destas, 7,93 milhões foram distribuídas aos municípios – o restantes está guardada para garantir a dose 2. De acordo com os dados do vacinômetro estadual, foram aplicadas 6,92 milhões de doses.
A pasta diz que o estado precisa receber mais 675.299 doses da vacina contra a Covid-19 para conseguir contemplar 100% da população com 18 anos ou mais com a primeira dose da vacina.
“Sabemos que ainda existe um contingente populacional acima de 18 anos que ainda resta ser vacinado, mas para isso necessitamos que o Ministério encaminhe mais doses para completarmos a vacinação desse grupo”, destacou o superintendente.
A expectativa era receber, ainda nesta semana, doses suficientes para vacinar 100% da população adulta com a D1 e conseguir iniciar a aplicação da vacina nos adolescentes com idade entre 12 e 17 anos e a aplicação da dose de reforço nos idosos e imunossuprimidos. No entanto, na última distribuição, o Ministério enviou 110,7 mil doses, mas apenas para a aplicação da D2.
Com relação à vacinação completa, com a aplicação das duas doses da vacina ou dose única, a cobertura vacinal da população adulta, neste momento, é de 38%. No entanto, a aplicação da segunda dose segue sem prejuízo algum em todos os municípios catarinenses. Sendo que, nesta quarta, 1º de setembro, o estado vai distribuir 263.170 doses que estavam armazenadas na Central Estadual de Rede de Frio para serem utilizadas como segunda dose.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube