Saiba os principais pontos do decreto assinado pela Prefeitura de Brusque para conter o coronavírus
Governo fez uma série de recomendações à população
A prefeitura e a Secretaria de Saúde de Brusque realizaram uma coletiva na tarde desta segunda-feira, 16, para informar as medidas que serão adotadas a partir de agora devido ao coronavírus. Segundo o prefeito de Brusque, Jonas Paegle, a cidade está em estado de alerta e todos os casos suspeitos de coronavírus deram negativos até o momento.
Medidas determinadas pelo decreto
Foi assinado o decreto 8.555 que institui a criação do comitê de enfrentamento ao Covid-19, fundado por uma equipe técnica da Secretaria de Saúde.
Foi disponibilizado um número de Whatsapp, (47) 988-481-054 atendido por profissionais da Saúde de Brusque, que prestarão apoio e vão tirar dúvidas da população com relação ao coronavírus.
Pacientes com sintomas respiratórios devem ficar restritos ao domicílio e idosos e pacientes com doenças crônicas devem evitar circulação em ambientes com aglomeração de pessoas.
COBERTURA ESPECIAL: O que sabemos até agora sobre os reflexos do coronavírus em Brusque e região
A prefeitura também recomenda que a lavagem das mãos ocorra a cada duas horas ou assim que for necessário. Além disso, eventos de massa, desde esportivos, políticos até comerciais e religiosos, com público igual ou acima de 250 pessoas, para espaços abertos, e 100 pessoas, para locais fechados, devem ser cancelados.
Reuniões que envolvam os grupos de risco, sejam idosos ou pacientes com doenças crônicas, estão cancelados. Instituições como lar de idosos e asilos devem proibir, na medida do possível, visitas externas, além de adotar protocolos de higiene e ambientes de isolamento.
Locais com grande circulação de pessoas, como terminal urbano e comércios em geral devem reforçar medidas de higienização, além de disponibilizar espaço para higienização das mãos com álcool gel 70º para os usuários.
A concessionária de transporte público deverá realizar a higienização dos ônibus a cada trajeto e circular com as janelas abertas. Serviços de alimentação, como lanchonetes, restaurantes e bares devem adotar medidas de prevenção para conter a disseminação do Covid-19, como disponibilizar local para lavagem de mãos, ou álcool em gel 70º na entrada do estabelecimento.
A distância entre as mesas deve ser de no mínimo 1,5 metros. Também devem aumentar a frequência da higienização do local e manter os ambientes ventilados.
O artigo nove do decreto determina que caso ocorra o aumento injustificado de preço de produtos para o combate do Covid-19 será cassado, como medida cautelar prevista, o alvará de funcionamento do estabelecimento que impor práticas abusivas ao direito do consumidor. A penalidade será imposta sem embargo de outras previstas na legislação.
Servidores com mais de 70 anos terão suas ausências no trabalho da prefeitura justificadas e abonada durante a vigência do decreto. Fica determinada também a suspensão de férias e licenças dos servidores da Secretaria de Saúde. As medidas previstas podem ser reavaliadas a qualquer momento dependendo da situação.
Fornari informou que a Secretaria de Saúde encaminhará ao legislativo uma dotação orçamentária extra a nível de R$ 1,5 milhão. O objetivo é que os hospitais possam contratar novas pessoas, comprar de materiais e insumos.
“Agora estamos vivendo o início do período de gripes e resfriados. Muita gente estará espirrando e com o nariz escorrendo, mas isso não quer dizer que significa coronavírus”, pontua Fornari.
Ele diz que o WhatsApp é importante para categorizar as pessoas que estão com sintomas e aqueles que precisam ou não fazer o exame de descarte ao coronavírus.
Pessoas que não fazem parte do grupo de viajantes ao exterior, e que apresentarem sintomas, devem identificar a secretaria pelo Whatsapp, pois servidores da secretaria de Saúde farão a coleta do material na residência. Eles definirão se a pessoa se enquadra como suspeita e como deve proceder.
“Se a pessoa tiver falta de ar, lábios roxos e sintomas importantes, deve ir ao hospital. Mas quadros gripais o atendimento e coleta de exame é feito em domicilio”, destaca o secretário.
Fornari informou que Brusque está no nível um da doença pois tem apenas casos suspeitos e nenhum caso foi confirmado efetivamente. A partir da classificação para o nível dois, com a confirmação de um caso, serão implantadas novas medidas com a autorização do prefeito.
O prefeito para a população de evitar cumprimentar as pessoas com as mãos ou com beijos no rosto. Ambos pedem que a população lave bem as mãos e utilize álcool em gel.
Colaborou Bárbara Sales