Jornalista esportivo - rodrigosantos@omunicipio.com.br

Jornalista esportivo - rodrigosantos@omunicipio.com.br

Uma nova realidade para o Brusque

Rodrigo Santos

Passado o rebaixamento para a Série C, o Brusque já planeja uma nova realidade para a temporada de 2023. O leitor e torcedor mais atento vai perceber que as renovações de contrato já anunciadas para o próximo ano tem apenas jogadores do setor defensivo. Pois é, esse deve ser o tamanho da reformulação: uma defesa com várias permanências e um ataque com praticamente tudo novo. Um reflexo da má campanha no Brasileiro, combinada com um novo patamar financeiro.

A diretoria do Brusque trabalha com uma previsão de orçamento cerca de 60% menor que o deste ano, até porque a Série C não tem a verba da TV que foi paga neste ano. Mesmo assim, a diretoria concorda que é possível montar um bom time dentro dessa nova realidade, com salários em torno dos 20 mil reais por mês. Para se ter uma ideia, neste ano tinha gente ganhando 60 mil pra jogar no Bruscão.

As vezes penso que essa Série C pode ser o tal do “dar um passo pra trás pra dar dois pra frente”. O time traz uma estrutura deste ano, ainda jogará no Augusto Bauer, ganhou capacidade de endividamento pra levantar o estádio e já mostrou que consegue montar time bom com custo benefício. O novo treinador deve ser anunciado na semana que vem, e a diretoria já avisou que será um nome novo, que nunca passou por aqui. Portanto, nada de Jersinho, Waguinho ou Luan.

Jasc

Começa hoje mais uma edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, na cidade de Rio do Sul. O JASC deste ano volta ao formato normal, com o tradicional número de classificados e as delegações sendo hospedadas nas escolas da região. A cidade do Alto Vale não recebia a competição desde o longínquo ano de 1995.

Sem Cerimônia

Mas os Jogos Abertos vão começar e você não leu nem viu nada sobre a tradicional cerimônia de acendimento do fogo simbólico em Brusque, que acontece todos os anos. Pois é, a tradição foi quebrada em 2022 e o evento, que inclusive é amparado por lei estadual, não aconteceu. Consultei o diretor-geral da Fundação Municipal de Esportes, Edson Garcia, que me afirmou que a Fesporte não se movimentou para organizar o evento que marca toda a história de uma competição que existe há mais de seis décadas. Que o novo governo do Estado corrija esse descaso no ano que vem.

Estádio

Nesta semana, está acontecendo a desmontagem da arquibancada metálica do Estádio Augusto Bauer, alugada para a Série B. Bom lembrar que tanto no estadual quanto na primeira fase da Série C, ela não é necessária pelas exigências mais “leves” da CBF. A diretoria aguarda ainda uma definição quanto à questão da área do Sesi e se a Havan ainda está disposta a construir a Arena lá. Houve uma mudança no cenário: se não rolar o Sesi, a diretoria vai atrás de investimento para levantar o estádio na área da Estrada da Fazenda, que já é do clube de direito. De um jeito ou outro, vai sair.