Jornalista esportivo - rodrigosantos@omunicipio.com.br

Jornalista esportivo - rodrigosantos@omunicipio.com.br

Pronto para a estreia

Rodrigo Santos

Com dois jogos-treinos realizados, o Brusque está pronto para a estreia no campeonato catarinense, contra o Marcílio Dias, na próxima quarta-feira. O técnico Jerson Testoni testou um time bem parecido com o usado na Série C, com a entrada de Toty na lateral-direita, Claudinho na zaga na vaga do lesionado Ianson, e Junior Pirambú no comando de ataque. Sem tanto tempo assim pra fazer testes com os novos atletas, vale começar com a estrutura existente do time e ir mexendo aos poucos.

Digo isso porque, citando um exemplo, Bruno Mota entrou muito bem no time no segundo tempo do amistoso em Guabiruba. O elenco de 2021 dá, finalmente, algumas opções para que o treinador possa variar algumas situações com o time. Ainda falta mais um meia experiente, para jogar ao lado de Thiago Alagoano, mas dá pra começar o catarinense.

O time tem uma tabela muito propícia para fazer nove pontos: pega um Marcílio muito pressionado em casa, depois recebe o Metropolitano que terá menos de uma semana de treinamentos, para depois viajar a Concórdia. O Brusque aparece em quase todas as pesquisas e opiniões como um dos favoritos ao Estadual, ao lado da Chapecoense e do Avaí. Nada mais natural: o time não foi desmontado, mantém um esqueleto há tempo e conseguiu se reforçar em posições-chave. Está bem a frente, por exemplo, de Figueirense, Joinville e Criciúma. Essa vantagem competitiva pode ser usada na arrancada do Estadual, para que o time encaminhe a sua classificação sem sustos.

É uma situação bem diferente. Nunca imaginaria que chegaria pra dizer que o Brusque é um time favorito para o título catarinense. Mas não é um caminho fácil, já que oito de doze times se classificam, e o mata-mata é um campeonato a parte: basta dizer que a Chapecoense, atual campeã, se classificou na oitava colocação e não tomou conhecimento dos seus adversários.

Mas vamos lá, mais uma temporada, que promete ser bem longa, vai começar.

Sem espaço

O atacante Jefferson Renan está deixando o Brusque. Sem espaço no clube depois da chegada de novos atacantes, o jogador viu que o seu ciclo no Bruscão estava se encerrando. A verdade é que Jefinho não voltou a ser aquele jogador importante da temporada de 2019. O Remo veio atrás, mas o negócio não deu certo. Tem mais clube atrás dele.

Sem perspectiva

A Federação Catarinense de Futebol até tentou uma aproximação com o Governo do Estado para tentar a liberar a presença de público nos jogos do Campeonato Catarinense, ainda que com lotação máxima de 30% da capacidade dos estádios. Mas o avanço da pandemia, com direito a situações extremamente graves principalmente na região oeste, congelaram todos os planos. Até segunda ordem, as partidas acontecerão com portões fechados. No próximo dia 18 de março completará um ano da última partida com presença de torcedores no Estado.

Carlos Renaux

De olho na Série B do Catarinense, que começa em maio, o Vovô do Futebol Catarinense começa a se mexer para tentar uma vaga na primeira divisão de 2022. O técnico Luizão e parte da comissão técnica foram cedidos ao Metropolitano, para ajudar o técnico Dyego Coelho na primeira divisão. Os atacantes Daniel Bahia e Jonatha, destaques do time que conseguiu o acesso, também foram para Blumenau.