Jornalista esportivo - rodrigosantos@omunicipio.com.br

Jornalista esportivo - rodrigosantos@omunicipio.com.br

“O time está pronto”

Rodrigo Santos

A afirmação do título desse texto não é minha, mas do técnico Waguinho Dias, depois do empate contra o Figueirense no último sábado em 2 a 2. Com 24 pontos, o Brusque conseguiu sua classificação com três pontos de vantagem sobre o segundo colocado e com o melhor ataque do campeonato. Quis o destino que o adversário fosse o Avaí, que eliminou o Bruscão nas semifinais do ano passado. Preocupação maior? Nem tanto.

Muito desse “receio” do torcedor pode vir pelo fato do Avaí jogar a Série A. Mas cá entre nós, o time hoje treinado por Eduardo Barroca precisa ainda evoluir demais para ser confiável no Catarinense, e muito mais para o Brasileiro, que começa em menos de um mês. Time por time, o do Brusque é melhor. Tem uma formação que todos conhecem, com alternativas ofensivas, e terá de volta força máxima neste domingo na Ressacada. Além disso, não podemos esquecer que o Bruscão tem consigo a vantagem dos dois resultados iguais. E está aí a chave do jogo de ida.

Com o Avaí tendo a necessidade de propor jogo (mesmo com problemas críticos no setor de armação), isso dará espaço para o Brusque trabalhar, ao contrário de adversários que se trancam atrás de uma bola. O grande diferencial de um ataque para o outro é que o Bruscão tem em Diego Jardel um camisa 10 clássico que vem evoluindo cada vez mais, e uma dupla de ataque muito forte. Tem ainda em Jailson, que deve iniciar no banco, uma possibilidade de ter mais um homem de meio para rodar mais a bola.

O Brusque é favorito para o confronto, e vejo boas possibilidades inclusive de vitória neste domingo em Florianópolis. Diferentemente daquela semi do ano passado, o time deste ano é mais “cascudo”, tem uma marcação mais eficiente, uma zaga melhor, e mais mobilidade. Só não pode perder o foco. Um escorregão pode ser fatal e transformar o jogo de volta em drama. Mas o time já prova há tempo que é confiável. O empate contra o Figueirense foi um pecado, dada a enorme quantidade de chances perdidas. Vamos em frente.

Iluminação

O Brusque, juntamente com a Havan, deve investir para melhorar ainda mais o sistema de iluminação do Estádio Augusto Bauer para a Série B, mas sem chegar à medida de 800 lux solicitada pela CBF. O clube apresentará uma melhora para aproximadamente 650 lux e apresentará para a entidade aprovar. Cá entre nós, a atual iluminação já está muito boa.

Copa do Brasil

As primeira e segunda fases da Copa do Brasil tem sido um pesadelo pra muito time grande. Vasco, Grêmio e Inter, só pra citar três, acabaram eliminados precocemente da competição e, consequentemente, deixaram de faturar um caminhão de dinheiro. Esse início está sendo cruel: por exemplo, metade dos clubes da Série B já foi eliminada, sendo que apenas Brusque e Ituano não participaram da edição deste ano. Aliás, é muito provável que o Brusque garanta vaga na Copa do Brasil de 2022 se permanecer mais um ano na Série B, sem ter que depender de ir para a decisão do Catarinense.

Liga

Os clubes das Séries A e B tem um encontro na próxima semana, em São Paulo, na sede da XP Investimentos, para ouvir uma proposta da empresa, com consultoria da Liga Espanhola, para a formação da tão sonhada Liga no futebol brasileiro, que teve, digamos, um caminho para a abertura mais facilitado com o acordo feito para a eleição na CBF. Nisso aí, dá pra ver que o Brusque está inserido no contexto de um momento histórico para o futebol nacional, com a possibilidade de ser fundador da Liga.