Policiais da Rocam concluem curso de aperfeiçoamento em pilotagem
Treinamento foi desenvolvido em duas etapas, a on-road e a off-road
O grupo de policiais militares que integra a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) concluiu nesta sexta-feira, 29, o curso de aperfeiçoamento e pilotagem que foi ministrado pelo instrutor Maicon Bertolini, da Honda.
Foram treinamentos com carga horária de cerca de 40 horas de aulas práticas e teóricas. O 18º Batalhão da Polícia Militar selecionou os policiais que já tinham o hábito de andar de motocicleta, mas que não tinham algumas técnicas que são necessárias para andar no trânsito desempenhando um trabalho que exige muita perícia.
A empresa Mega Motos ofereceu o curso para qualificar esse grupo especializado de policiais. O treinamento foi desenvolvido em duas etapas, a on-road (no asfalto) e off-road (fora da estrada).
Com o apoio do Kart Club de Brusque foi possível aprimorar as técnicas de pilotagem que exigem velocidade maior, frenagem e desvio em curvas e encerrou com dois dias de treinamentos em pista de motocross, cedida pelo empresário Eduardo Appel, da Cross Ville, em Itajaí.
Para o capitão Ciro Adriano da Silva, que comanda os grupos da Rocam e Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) do 18º BPM, a PM está se preparando para enfrentar todas as situações com o objetivo de quando o policial estiver em qualquer tipo de ocorrência ele esteja preparado para não ser surpreendido em qualquer tipo de terreno e em qualquer situação.
Para o oficial da PM, o policiamento com motocicletas é bem mais eficiente pela agilidade no trânsito e o policial consegue uma vantagem superior aos veículos, que é o meio mais utilizado pelos criminosos após um crime. Com esse treinamento, o policiamento adquire técnica para atuar com segurança.