Reunião decidirá data de reabertura do Parque das Grutas de Botuverá

Principal ponto turístico do município foi fechado logo no início da pandemia

Reunião decidirá data de reabertura do Parque das Grutas de Botuverá

Principal ponto turístico do município foi fechado logo no início da pandemia

A Prefeitura de Botuverá realizará uma reunião nos próximos dias para definir a data de abertura do Parque das Grutas. Fechado desde março de 2020, o local é o principal atrativo turístico do município.

As visitas ao parque foram suspensas logo no início da pandemia de Covid-19, em março de 2020. Desde então, tanto a caverna quanto o Museu do Imigrante e o parque não recebem mais visitantes. O prefeito Alcir Merizio explica que o principal público são estudantes.

Como as escolas estavam fechadas e as aulas aconteciam de maneira remota, não havia motivo para abrir o local antes. “As cavernas são visitadas por alunos com escolas, mas com a pandemia eles não estavam vindo”, diz.

Além disso, o prefeito explica que dentro da gruta é difícil seguir todos os protocolos de saúde para evitar o contágio de Covid-19. Como o local é fechado, é preciso respeitar o distanciamento e fazer o uso constante de máscaras.

“Visamos a segurança dos visitantes e dos guias. É uma das coisas que mais demorou para ser aberta”, afirma Alcir.

Mudanças e reajustes

De acordo com o administrador do parque, Evandro Barni, ainda não foram definidos os horários de funcionamento e se haverá reajuste no valor da entrada.

Antes da pandemia, o valor da entrada era de R$ 12,50 para estudantes, crianças de 4 a 12 anos e idosos acima de 60 anos. Já a entrada normal custava R$ 25.

Evandro acrescenta ainda que deve ser realizada uma nova licitação para uma empresa administrar a lanchonete do local. “Quem estava antes saiu devido à pandemia. Agora precisamos arrumar alguém para cuidar da praça de alimentação”, salienta.

A expectativa do prefeito é abrir o local ainda neste ano. “Não sabemos como ficará a situação. Na reunião vamos ver se tem procura por parte do público e agendamentos de visitas para conseguirmos definir”, destaca.

Segundo Alcir, a gruta é o “cartão postal da cidade e do turismo”. Ele considera importante abrir o local o quanto antes para o retorno dos turistas a Botuverá.

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram

• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube