Reunião debate criação de Plano de Recuperação e Proteção Econômica para São João Batista

Série de medidas serão implementadas para tentar minimizar os prejuízos causados pela pandemia do coronavírus no município

Em meio às indefinições e aos prejuízos já causados pela pandemia do coronavírus, São João Batista tenta olhar para frente e se reerguer. Na manhã desta quinta- feira, 2, representantes da Administração Municipal se reuniram com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico para iniciar a construção do Plano de Recuperação e Proteção Econômica da cidade.

O encontro, realizado na Câmara de Vereadores, contou com a participação da Associação das Micro e Pequenas Empresas do Vale do Rio Tijucas (Ampevale), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São João Batista, do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sintrical) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João Batista.

“A prioridade sempre será a saúde das pessoas, mas nunca deixaremos de apoiar as nossas empresas. A situação econômica é pior do que se imagina. Temos de fazer o nosso dever de casa, o máximo que pudermos dentro do que for possível e legal, para minimizar os prejuízos e recomeçar o mais rápido possível. Vamos precisar da ajuda de todos para superar esta crise”, salienta o prefeito Daniel Netto Cândido.

O cenário, apresentado pelos representantes das entidades, é de enormes dificuldades tanto a curto prazo, no que se refere ao pagamento de folha e manutenção de empregos, como a médio prazo. Como a economia da cidade é baseada no calçado, a indústria local depende da retomada do comércio no Brasil e no mundo para que tenha demanda de serviço, o que somente deve começar a acontecer no fim de julho.

Grupo de Trabalho

Durante a reunião, foi definido um grupo de trabalho multisetorial para elaborar o plano de recuperação econômica de São João Batista, que trará ações locais que se somarão as anunciadas pelos governos estadual e federal como resposta à crise.

O prefeito informou que já fez contato com o presidente da Frente Parlamentar em Apoio aos Setores Calçadista e de Componentes para Calçados, o deputado estadual Altair Silva, para participar do movimento.