Relembre as mudanças da ponte Mário Olinger ao longo da história de Brusque

Popular ponte dos Bombeiros já foi modificada cinco vezes

Relembre as mudanças da ponte Mário Olinger ao longo da história de Brusque

Popular ponte dos Bombeiros já foi modificada cinco vezes

Liberada há pouco menos de um mês para o trânsito, a ponte Mário Olinger, popularmente conhecida como ponte dos Bombeiros, ficou interditada para  obras por quase seis meses.

A estrutura, que liga o centro da cidade ao bairro Santa Rita, foi prolongada e integra as obras da margem esquerda da avenida Beira Rio.

Esta, entretanto, não é a primeira vez que a ponte passa por mudanças. Ao longo dos anos, a estrutura teve várias fases, iniciando em 1906, quando foi inaugurada, até 2020, com a mudança mais recente. Em 114 anos, a ligação com o bairro Santa Rita sofreu cinco alterações.

O início

Antes de se chamar ponte Mário Olinger, e se popularizar como ponte dos Bombeiros, a passagem pelo rio Itajaí-Mirim em direção ao bairro Santa Rita se chamava ponte Coronel Pereira e Oliveira. O nome foi dado em homenagem ao governador de Santa Catarina na época de sua construção: coronel Antônio Pereira da Silva e Oliveira.

A ponte, segundo artigo publicado no jornal Novidades, de Itajaí, em agosto de 1906, era uma reivindicação dos brusquenses desde 1895, mas só foi construída anos depois, com o apoio do governo do estado, que repassou a quantia de cinco contos de réis para auxiliar a obra. Além dos recursos do governo, a construção da ponte foi possível graças “a quantia angariada entre o generoso e patriotico povo”, como narra o artigo no jornal da cidade vizinha.

A ponte com cobertura de zinco e estrutura sólida de madeira, era bastante imponente para a época e foi inaugurada em 22 de julho de 1906, tornando-se a segunda ponte de Brusque.

Ponte era denominada Coronel Pereira e Oliveira | Foto: Curto Fotos Antigas de Brusque

De acordo com o artigo do jornal Novidades, no início da tarde daquele 22 de julho, o superintendente em exercício, Vicente Schaefer, acompanhado de muitas pessoas e por uma banda musical, foi até a casa do juiz de direito, Erico Torres, que representaria o coronel Pereira e Oliveira na solenidade. Juntos, eles seguiram até a ponte para poder inaugurá-la, com grande festa.

A ponte Coronel Pereira e Oliveira serviu a população de Brusque por quase 50 anos. A estrutura foi demolida e em seu lugar foi construída uma ponte de concreto em 1953, já com o nome de ponte Mário Olinger.

Construção da ponte Mário Olinger, inaugurada em 1953 | Foto: Acervo Erico Zendron

Ponte desaba parcialmente

A ponte foi utilizada pela população até fevereiro de 1981, quando desabou parcialmente. Na edição de 6 de fevereiro, o jornal O Município noticia a queda de mais uma ponte em Brusque. Em agosto de 1980, a população já havia sido surpreendida com o desabamento da ponte Irineu Bornhausen, no Centro.

O jornal relata que logo após a queda da ponte Irineu Bornhausen, a prefeitura fez uma perícia na ponte Mário Olinger, que apontou que esta também estava ameaçada de cair. Como medida de segurança, foi determinada a interdição parcial da estrutura, permitindo apenas a passagem de veículos pequenos.

Queda da ponte Mário Olinger foi notícia em O Município | Foto: Reprodução

Tempos depois, a prefeitura foi obrigada a fechar a ponte totalmente porque ninguém obedecia as recomendações e até caminhões pesados passavam normalmente pelo local. A prefeitura fez, então, novo estudo, que indicou que a ponte cedeu mais cinco centímetros, com perigo iminente de cair.

O que aconteceu. No dia 3 de fevereiro de 1981, o lado direito da ponte afundou parcialmente, formando um plano inclinado, difícil de ser recuperado. A solução encontrada foi a construção de uma ponte metálica, que substituiu temporariamente a ponte Mário Olinger, em abril de 1981. A estrutura, de 64 metros de comprimento, foi cedida pelo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER).

Ponte desabou em 3 de fevereiro de 1981 | Foto: Acervo Erico Zendron

Segundo O Município, a montagem da ponte metálica custou para a prefeitura mais de Cr$ 200 mil em mão de obra, peças e hospedagem para o pessoal encarregado.

A prefeitura também montou uma ponte pênsil provisoriamente, para que pedestres e ciclistas pudessem utilizar até a conclusão da ponte metálica.

A reconstrução

A reconstrução da ponte Mário Olinger iniciou somente em 1982, quando o governador Jorge Konder Bornhausen assegurou ao prefeito Alexandre Merico a liberação de Cr$ 27 milhões para a obra.

Nova ponte foi construída em 1982 | Foto: Acervo Erico Zendron

A nova ponte Mário Olinger foi construída com 64 metros de vão e 17 metros de largura, incluindo, além das pistas, ciclovias e passeios para pedestres.

A ponte foi inaugurada em novembro de 1982 e teve um custo total de Cr$ 70 milhões. A estrutura permaneceu a mesma até fevereiro deste ano, quando a Prefeitura de Brusque iniciou a obra de prolongamento da ponte.