Reforço com pedras no rio deve melhorar bombeamento de água ao Samae
Obra está sendo realizada na barragem da autarquia no Guarani
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque realiza no bairro Guarani, no acesso pela rua Ayres Lourenço Penk, um reforço com pedras e enrocamento da barragem no rio Itajaí-Mirim.
No total, serão utilizadas 274 toneladas de pedra. Após a obra, a autarquia terá uma captação mais eficiente e com melhor bombeamento de água para a Estação de Tratamento Central.
“A parte da barragem já está pronta. Agora falta o enrocamento, mas para a conclusão aguardamos a chegada de mais pedras. O que deve ocorrer em cerca de 10 dias”, explica o engenheiro civil Armando Alberto Walendowsky, o Beto.
Os engenheiros do Samae avaliaram que a obra é necessária para nivelar a altura de água na represa. Assim, em períodos de estiagem, o bombeamento de água se mantém adequado.
Também era necessária a mudança do canal extravasor na barragem, para não formar bancos de areia no entorno da casa de bomba, que poderia dificultar o bombeamento da água para a ETA Central e até causar danos na bomba (entupimentos ou queima).
Além disso, o enrocamento no lado esquerdo da margem do rio será refeito, pois está com diversas pedras soltas, o que poderia causar desmoronamento do barranco e danos na captação.
De acordo com o diretor da autarquia, Dejair Machado, após a conclusão da obra o Samae terá uma captação mais eficiente. “Não teremos mais problemas para bombear água para a Estação Central”.