Rede Mundial de Oração do Papa
Estamos terminando o mês de junho. A Igreja Católica lembra, neste mês de modo especial, o Coração Misericordioso de Jesus. O papa Francisco deu um “rosto novo” à antiga Associação do Apostolado da Oração, que tem a Espiritualidade do Coração de Jesus como ponto de referência. Vamos ver como é agora. Leia até o fim e terá uma pálida ideia dessa mudança.
O Papa Francisco, em 27 de março de 2018, constituiu a Rede Mundial de Oração do Papa como Obra Pontifícia, com sede oficial no Estado da Cidade do Vaticano e provou os novos Estatutos (Introdução aos Novos Estatutos). Essa Rede Mundial de Oração do Papa é a antiga Associação, denominada Apostolado da Oração. Recebe, assim, uma nova configuração “A Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) propõe aos católicos um itinerário espiritual que integra duas dimensões:
A. A compaixão pelo mundo e pelos seres humanos; “As Intenções de oração propostas mensalmente pelo Santo Padre à Igreja oferecem aos católicos um caminho espiritual para entrar em comunhão e em compaixão com os desafios da humanidade e da missão da Igreja” (artigo 3)
B. A comunhão com a missão do Filho. “Pela vinculação à Rede Mundial de Oração do Papa, desperta-se a vocação missionária do batizado, permitindo-lhe, na sua vida quotidiana, colaborar com a missão que o Pai confiou ao seu Filho” (artigo 3).
O papa Francisco afirma que se trata de mais um fruto do Vaticano II que, embora já se tenham passado mais de 50 anos de sua realização, ainda continua produzindo seus frutos para a Igreja. A Rede Mundial de Oração do Papa pretende ser mais um serviço ao Povo de Deus, em sua peregrinação por esse mundo, cheio de desafios e de necessidades que pedem uma resposta que, para ser benéfica para toda a Humanidade, tem que brotar da Mensagem da Boa Nova do Reino, trazida por Jesus de Nazaré.
No artigo 2 dos estatutos, nos diz: “A Rede Mundial de Oração do Papa está ao serviço de pessoas e grupos que, por todo o mundo, em países e dioceses muito diversos, assumem a oração como uma forma de apostolado e, em particular, acolhem as Intenções mensais de oração propostas pelo Santo Padre à Igreja como tema ou conteúdo da sua oração pessoal ou em grupo, colaborando, desta forma, com a missão da Igreja de se colocar ao serviço dos desafios da humanidade” .
Não é uma realidade eclesial fechada para pessoas ou grupos específicos, pelo contrário o mesmo artigo citado, acrescenta: “A Rede Mundial de Oração do Papa está aberta a todos os católicos que desejem despertar, renovar e viver o carácter missionário que procede do seu batismo. Tem a sua estrutura própria, com possibilidade de se adaptar às diversas situações nacionais, regionais ou diocesanas nas quais desenvolve a sua atividade”.
A Rede Mundial de Oração do Papa, nutrida particularmente com as intenções propostas pelo Santo Padre, mantém e promove a devoção ao Coração de Jesus. Cada discípulo de Jesus, graças à sua disposição orante e à ação do Espírito Santo, torna possível que no seu coração se recriem os sentimentos do Coração de Cristo.
A Rede Mundial de Oração do Papa inclui o seu ramo juvenil – o Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ). “O Movimento Eucarístico Juvenil é um Movimento internacional de formação cristã para crianças e jovens, dos 5 aos 25 anos6 , que lhes permite participar nesta dinâmica de oração e serviço, aprendendo a viver ao estilo de Jesus. A sua missão, organização e itinerário pedagógico estão devidamente explicitados nos seus documentos oficiais, inspirando-se e participando da mesma espiritualidade e direção que a Rede Mundial de Oração do Papa” (Art. 01).