X
X

Buscar

Recicla CDL recolhe uma tonelada de lixo eletrônico

Campanha incentiva o descarte correto de materiais como computadores, impressoras e calculadoras

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL) em parceria com o grupo Uniasselvi/Assevim realizou na praça Barão de Schneeburg, durante o sábado, 6, o Recicla CDL, programa de educação ambiental para coleta e destinação correta de resíduos eletrônicos. O supervisor de TI e Áudio Visual da instituição de ensino superior, Carlos Eduardo Brehm, afirma que cerca de mil quilos foram arrecadados, montante considerado pequeno em relação à campanha em 2013. “Acredito que o tempo tenha atrapalhado. No ano passado, conseguimos arrecadar três toneladas”.
A campanha é realizada todos os anos com o objetivo de conscientizar à população quando à destinação correta desse material eletrônico. “Buscamos tirar esses resíduos do lixo comum, incentivando para que as pessoas não joguem em suas lixeiras, pois esse material, quando na natureza, pode causar transtornos ao meio ambiente, e a população muitas vezes não sabe disso e não sabe também como fazer esse descarte”, explica a assessora de imprensa da CDL, Anelise Margraf. Durante o ano, a comunidade pode levar o material eletrônico que não utiliza mais até a CDL ou ao grupo Uniasselvi/Assevim para que seja feito o descarte correto.

Conserto ou descarte

Foram arrecadados computadores, impressoras, pilhas, calculadoras, entre outros. Esse material é levado para o Laboratório de Reciclagem Digital da Uniasselvi/Assevim onde é feita a triagem. Muito dessa ‘sucata eletrônica’ pode ser reaproveitada, principalmente computadores que, após o conserto, são doados para instituições brusquenses. As inscrições para o recebimento dos equipamentos reaproveitados já estão abertas e devem ser feitas na instituição de ensino. Já o material que não tem mais utilidade é encaminhado para uma empresa certificada em Florianópolis, responsável pela separação e fim correto dos componentes.