X
X

Buscar

Se não fosse o MP, caos já estaria instalado na saúde pública de SC

Se não fosse… Se não fosse a firme atuação e presença do Ministério Público estadual, o caos já estaria instalado, há tempos, na saúde pública catarinense devido à covid-19. Desde o início da pandemia, seus promotores instauraram mais de 4,5 mil iniciativas judiciais e extrajudiciais para recomendar, cobrar e fiscalizar a aplicação das medidas de […]

Se não fosse…
Se não fosse a firme atuação e presença do Ministério Público estadual, o caos já estaria instalado, há tempos, na saúde pública catarinense devido à covid-19. Desde o início da pandemia, seus promotores instauraram mais de 4,5 mil iniciativas judiciais e extrajudiciais para recomendar, cobrar e fiscalizar a aplicação das medidas de contenção à doença.

É guerra
Nunca a tragédia do covid-19 esteve tão perto dos catarinenses. Para fazer valer as novas medidas de enfrentamento, o governo estadual não só está disponibilizando R$ 600 milhões para comprar leitos em hospitais privados como destinando uma força tarefa de 500 policiais militares para atuarem na fiscalização das medidas restritivas.

Sem clonagem
O deputado Milton Hobus (PSD) foi eleito para a estratégica e mais importante comissão da Assembleia Legislativa, a de Constituição e Justiça, deixando claro que vai pautar projetos de repercussão para a sociedade catarinense. No plenário, um colega se virou para outros em volta dizendo em voz audível que “este parece que não será o Rodrigo Maia”, em alusão ao astucioso ex-presidente da Câmara dos Deputados, muito hábil, o tempo inteiro, em negociar tudo para se manter no cargo. Perdeu.

Apoio
Para surpresa geral dos jornalistas presentes, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou, por maioria de votos, na sessão de terça-feira, moção que manifesta apoio ao tresloucado deputado federal Daniel Silveira (PSL/RJ), preso na semana passada após veicular vídeo com ofensas a integrantes do Supremo Tribunal Federal. O autor da moção é o deputado Jessé Lopes (PSL), para quem Silveira “foi preso ilegalmente na noite do dia 16 de fevereiro, por determinação censória do ministro Alexandre de Moraes”.

Ideologia
Por divergências ideológicas, a deputada estadual Ana Campagnolo (PSL) se absteve na eleição pela recondução da colega Luciani Carminatti para presidir a importante Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Assembleia Legislativa. Ela não vota em parlamentares do PT, de Luciani, simplesmente. Um dos motivos: está brava com a tramitação do projeto de lei complementar que trata da regulamentação do ensino domiciliar em SC, proposta sob análise daquela comissão.

Discriminação
Acabou uma discriminação, inclusive em SC. A Justiça determinou que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil não imponha qualquer restrição ao registro profissional de estudantes com diplomas de cursos de arquitetura e urbanismo realizados a distância, desde que reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Fake news
Entre as notícias falsas mais absurdas dos últimos dias está a que máscaras de proteção individual contra o covid-19 podem fazer com que as pessoas respirem gás carbônico, o que deixaria o sangue ácido e causaria câncer ou outras doenças.

Café sombreado
A Epagri divulgou ontem a interessante notícia, até curiosa: a região leste de SC tem potencial para produzir café de alta qualidade, sob a sombra da floresta Atlântica, com perspectiva de bons resultados econômicos e ambientais. A produção de café sombreado é uma tradição das famílias agricultoras catarinenses, mas não acontece em escala comercial. Agora poderá ser.

Anita 1
O elogiado e calado ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, agendou visita a SC dia 8 de março, para assinar ordem de serviço da BR-163/SC e inaugurar a nova iluminação da ponte Anita Garibaldi, em Laguna.

Anita 2
O Senado aprovou terça-feira a realização de sessão especial em homenagem ao bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi. O requerimento para o ato foi apresentado pelo senador Esperidião Amin (PP-SC). A “Heroína dos Dois Mundos” nasceu dia 30 de agosto de 1821, em Laguna.

Identidade de gênero
Bolsonaro certamente vai estrilar quando saber da novidade: o Censo Demográfico de 2021 poderá ter perguntas relacionadas à identidade de gênero e orientação sexual, se passar projeto do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), para quem esses dados estatísticos ajudariam a criação de políticas públicas voltadas para a comunidade LGBTQIA+ e no auxílio ao combate à violência que a minoria enfrenta no país.