Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

SC ultrapassa marca de 200 megawatts (MW) de energia distribuída a partir da fonte solar

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

SC ultrapassa marca de 200 megawatts (MW) de energia distribuída a partir da fonte solar

Raul Sartori

Energia solar
O mais recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) diz que SC acaba de ultrapassar a marca de 200 megawatts (MW) operacionais em geração distribuída a partir da fonte solar. O território ocupa a sétima posição no ranking estadual da geração distribuída solar fotovoltaica no Brasil. São 15.989 sistemas em operação, que abastecem cerca de 20.879 consumidores, espalhados por mais de 285 cidades. Ou seja, mais de 96% dos 295 municípios catarinenses já possuem pelo menos um sistema solar fotovoltaico em funcionamento.

O líder
O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM) nunca se sentiu tão livre, leve e solto depois do dia 15. Agora, com a consagradora vitória no primeiro turno, diz, para quem quer ouvir, que em janeiro vai assumir o comando estadual do partido e nessa condição ser um agente na busca de “um projeto político para SC”. Apesar da promessa de que foi eleito para ser prefeito por quatro anos, nem sua sombra questiona a certeza de que seu desejo maior é buscar um espaço acima do Executivo municipal da Capital, ou seja, disputar uma vaga como deputado federal, senador ou, se puder, até governador em 2022.

Desagravo
A advogada Roberta Martins Marinho Vianna Neves, de Joinville, ofendida pelo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), José Ernesto Manzi, em sessão de julgamento virtual realizada em 29 de julho deste ano, terá um ato de desagravo público pela OAB-SC. Durante a sessão, o desembargador afirmou: “Isso, faz essa carinha de filha da puta que você já vai ver”. O desagravo foi aprovado por unanimidade pelo conselho pleno da entidade.

Perderam
Só quatro prefeitos eleitos pelo PT em 2016, que trocaram de partido e tentaram a reeleição neste ano, foram derrotados em todo país no penúltimo domingo. Entre os quatro está o de São Domingos, em SC.

Bandidagem
Parece previsível: toda madrugada e manhã de segunda-feira, a bandidada entre em apuros. Como ontem, com a Operação Enterprise contra a lavagem de dinheiro do tráfico internacional de cocaína. Cerca de 670 policiais federais e mais 30 servidores da Receita Federal cumpriram 149 mandados de busca e 66 mandados de prisão em vários Estados, inclusive em SC. O que espanta: a Justiça autorizou o bloqueio de aproximadamente R$ 400 milhões em bens do narcotráfico, incluindo aeronaves, imóveis e veículos de luxo.

Serviço estatal
A Justiça do Trabalho de SC determinou que a direção dos Correios deve remanejar — ou contratar — nove carteiros para uma agência de Jaraguá do Sul e assim atender pedido do Ministério Público do Trabalho que considera o atual quadro de funcionários da unidade insuficiente para atender à demanda na região. De 2012 a 2016 houve um aumento de 28% nas encomendas simples e 71% nas registradas, enquanto o quadro de 67 empregados efetivos e sete reservas manteve-se inalterado. Perguntar não ofende: se os Correio fosse privado aconteceria uma situação dessas?

Monopólio garantido
Coincidentemente, semana passada o Ministério Público Federal manifestou-se perante o Supremo Tribunal Federal contra recurso da empresa privada catarinense Transmoto que realizava coleta e entrega de títulos de crédito para aceite, títulos de cobrança, talões de cheque, cartões de crédito, tickets, panfletos e informativos publicitários, cujos clientes, provavelmente, não confiam na agilidade do serviço estatal. Como se sabe a atividade é, de fato, exclusiva da União, devendo ser realizada unicamente pelos Correios.

Relacionamento
O Badoo, o maior aplicativo de relacionamentos do mundo, fez com pesquisa com 5 mil em cinco países, incluindo o Brasil, para entender como as pessoas vem se relacionando após o início da pandemia. Revelou que 63% dos brasileiros se sentem inseguros com seu corpo ao compará-lo com os que veem na grande mídia, na cultura popular e nas redes sociais. Mais: 60% se preocupa com o tamanho ou aparência de seus órgãos genitais e se eles parecem ‘normais’ e 58% das mulheres já recusaram sexo porque não estavam em dia com a depilação.

Igualdades
Este espaço não discute a comemoração (louvável e necessária) do Dia da Igualdade Racial, mas se alinha entre os que defendem que a data não faça distinção de cor ou raça e que se pregue a convivência fraterna entre todos. Detesta-se, aqui, a tendência oportunista de alguns de levar a questão para o lado ideológico, com o único objetivo de faturar politicamente. Todos somos seres humanos!

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo