Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Quem realmente está ganhando com a obrigatoriedade das placas padrão Mercosul?

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Quem realmente está ganhando com a obrigatoriedade das placas padrão Mercosul?

Raul Sartori

Placa do Mercosul
Os proprietários de veículos que estão sendo obrigados a trocar de placa se perguntam, além do absurdo custo, qual sua utilidade do ponto de vista econômico, social, político ou outro. Quantos brasileiros passarão de automóvel de SC ou Rio Grande do Sul para os demais países do Mercosul? Uma ninharia, evidentemente. A pergunta que não quer calar: quem, realmente, está ganhando com isso?

Outra Casan
Embora nova lei estadual proíba que a Casan venda 49% de suas ações e assim permitir investimentos privados, a estatal manda dizer que, hoje, a companhia é gerenciada por critérios técnicos e está fazendo grandes investimentos em rede e estações de tratamento de esgoto em todo Estado. Em raro momento de sua história, é presidida por quem entende: Roberta Maas dos Anjos é engenheira sanitarista do seu quadro de carreira, concursada há 15 anos e vem imprimindo, há um ano, uma gestão com presença de técnicos especialistas como diretores ou gerentes de cada unidade, eliminando qualquer possibilidade de indicação política. Que bom.

É possível
Leitor de Laguna, sempre descrente com o futuro do município, manda dizer, em tom de pilhéria, que a ideia de vender vento engarrafado talvez possa vingar por lá depois de o presidente Jair Bolsonaro anunciar que o Brasil está atraindo uma fábrica israelense que extrai água do ar.

Potencial de crescimento
A Caravela Soluções, empresa de Florianópolis que trabalha com inteligência de mercado e analisa a economia dos municípios, lista Chapecó, Concórdia, São Ludgero, Braço do Norte, Governador Celso Ramos, Tijucas, Porto Belo, Biguaçu, Araquari e Navegantes como os que tem maior potencial de desempenho econômico e perspectivas de ampliar o crescimento em 2020.

Exploração
Há três semanas a Petrobras reduz o preço dos combustíveis e o consumidor não vê o respectivo repasse nas bombas. Pelo contrário, muitos postos têm elevado os preços. Socorro!

Inversão
O número de estados com mais aposentados e pensionistas que servidores na ativa dobrou nos últimos dois anos e já são 10, conforme levantamento de “O Globo”. O Rio Grande do Sul é o caso mais extremo: há 2,9 inativos para cada funcionário público em pleno trabalho. No Rio, a relação é de 1,5. Em SC são 72.499 inativos contra 60.109 na ativa, relação de 1,2. A inversão ocorre porque cada vez mais servidores vêm se aposentando, e os Estados, diante da fragilidade de suas finanças, não fazem reposições. SC, como se sabe, ainda não aprovou sua reforma previdência. O projeto está no Legislativo.

Lá e cá
Em diversos municípios de SC até que houve tentativas, frustradas. Mas em Cachoeira Paulista (SP) sua Câmara de Vereadores conseguiu aprovar projeto reduzindo em 70% o salário dos seus legisladores e do prefeito e vice.

Hard Rock
A marca Hard Rock International apostou alto no Brasil e em SC para investimento em shows pelo país. Instalou-se na Arena Petry, em São José, com inauguração na última sexta-feira. O secretário da Casa Civil, Douglas Borba, fez lobby. Pediu aos senadores Jorginho Mello e Dario Berger para atuar fortemente na busca de uma regulamentação para os jogos no país, o que tornaria possível abrir cassinos no estado.

Conselho tácito
Não há uma recomendação escrita, expressa, sobre o assunto. Mas todo o primeiro escalão do governo estadual sabe que não pode fazer nenhuma crítica contundente ao presidente Jair Bolsonaro e a ministros, pelo menos em público. É que o governador Carlos Moisés quer manter uma relação o mais cordial e produtiva possível com o Palácio do Planalto, apesar das recentes diferenças partidárias e de um começo de frustração de muitos daqueles que deram a Bolsonaro estrondosa vitória no primeiro e segundo ano da eleição presidencial.

Distanciamento
Enquanto o mundo inteiro se aflige para barrar uma epidemia que pode chegar dentro da casa de todos, o que mais se lê, ouve e vê são brasileiros muito mais preocupados em se esbaldar nas passarelas, ruas, praias e em todo lugar onde puder pular até o mundo se acabar, literalmente, no carnaval que vem aí.

Lido, alhures
A principal função da nova secretária de Cultura, a atriz Regina Duarte, é equilibrar e alinhar os costumeiros chororôs da classe artística com o habitual ímpeto negativo do presidente Jair Bolsonaro com relação à área cultural. Conciliação é preciso. Nenhum país sobrevive sem cultura.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo