Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Quase todos os deputados federais de SC assinam pedido de CPI para investigar ministros do STF

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Quase todos os deputados federais de SC assinam pedido de CPI para investigar ministros do STF

Raul Sartori

CPI dos “supremos”
O pedido de abertura de CPI para investigar possíveis abusos de ministros do Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral, protocolado pelo deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), atingiu sexta-feira 190 assinaturas, bem mais que as 171 que seriam necessárias. Detalhe: 15 dos 16 deputados federais de SC subscrevam o documento. A exceção – e não poderia ser diferente, – é Pedro Uczai (PT).

Presença chinesa
Se não vingou em SC a esperada instalação de pelo menos uma das várias montadoras chinesas que prometiam vir para o Brasil nos últimos 10anos, seus veículos começam a aparecer mais por aqui. O Grupo DVA abre nesta terça-feira a primeira loja da BYD, líder mundial em carros eletrificados, em Florianópolis. Loja que se soma às de Itajaí e São José, já abertas. Estão previstas unidades em Joinville, Blumenau e Chapecó até meados de 2023.

“Cultural” 1
Escreveu-se aqui, há dias, que há um lobby na Assembleia Legislativa pela aprovação de um projeto de lei que reconhece como legado cultural o tiro de laço em SC. É uma forma de competição a cavalo em que o peão tem o espaço de 100 metros para laçar um novilho que tenta fugir.

“Cultural” 2
Em Brusque o Ministério Público conseguiu cancelar a realização da 1ª Prova Team Roping Rancho Sant Ana, sábado, após denúncia de suposta prática de crueldade contra os animais com a prova de laço. Na modalidade, dois peões saem em perseguição a um bezerro. Um um deve laçar a cabeça do animal, enquanto o outro, as pernas traseiras. Não raro isso resultar em lesões ao bicho.

Apito
A mídia esportiva brasileira que cobre a Copa do Catar finalmente descobriu a catarinense de Saudades Neuza Back, de 38 anos, escolhida pela própria Fifa como uma das primeiras seis juízas a participar da maior competição futebolística do mundo. Experiência não falta. Fez parte da equipe de arbitragem dos Jogos Olímpicos de Tóquio e do Mundial da Fifa de 2020, entre outras.

Desarmamento
O senador Esperidião Amin (PP-SC) é relator de projeto de lei que será analisado esta semana, que altera o Estatuto do Desarmamento a fim de aumentar para 10 anos, que atualmente é de três, o prazo mínimo para renovação do certificado de registro de arma de fogo. Amin é favorável à aprovação.

Os outros
Em discurso na tribuna, o deputado estadual Jessé Lopes (PL) responsabilizou “elementos infiltrados” pelo fechamento de estradas logo depois das eleições no segundo turno e criticou autoridades catarinenses que reagiram aos bloqueios.

Hostil
Depende de Bolsonaro para virar lei projeto que passou pelo Congresso proibindo a chamada “arquitetura hostil’, usada para afastar a população que vive nas ruas. Quem mais a pratica em Florianópolis é quem deveria dar exemplo: o INSS. Com direito a grades que lembram cadeias no piso térreo de seus edifícios.

Condenada
O Tribunal Superior do Trabalho manteve a condenação da Associação Chapecoense de Futebol a pagar indenização de R$ 130 mil aos pais do jogador Tiago da Rocha Vieira, o Tiaguinho, que morreu no acidente aéreo ocorrido em 2016 na Colômbia. Foi reconhecida a responsabilidade objetiva (que dispensa comprovação de culpa) da Chapecoense, inclusive pelo risco criado pelas viagens frequentes.

Nazismo
O Conselho Universitário da UFSC aprovou por unanimidade uma moção de enfrentamento ao nazismo e ao racismo. É mais uma iniciativa para fortalecimento das ações de combate às agressões e da campanha que orienta a comunidade a denunciar tais atos de violência. Assim que terminou sua leitura na sessão, no auditório da Reitoria, recebeu calorosos aplausos dos pressentes, de pé. Foi emocionante. A instituição registra sete ocorrências recentes.

Drama
Ao fazer um apelo dramático para que a Lei Orçamentária Anual de SC para 2023 contemple R$ 10 milhões para prevenção, diagnóstico e realização de cirurgia de câncer de mama e de próstata, o deputado Vicente Caropreso, que é médico, informou que no momento há uma fila de mais de 300 mulheres no Estado que aguardam, com muita angústia e desespero, por uma cirurgia de retirada do tumor da mama.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo