X
X

Buscar

Quase 50 pessoas morreram de dengue em Santa Catarina neste ano

Doenças que matam Dados oficiais da Secretaria de Estado da Saúde mostram que nesse ano, de janeiro a maio, a dengue matou 46 pessoas e infectou outros 42 mil catarinenses. A febre chikungunya tem 37 casos confirmados. A influenza também matou 20 pessoas neste ano. E a covid ainda faz vítimas fatais: foram 126 catarinenses […]

Doenças que matam
Dados oficiais da Secretaria de Estado da Saúde mostram que nesse ano, de janeiro a maio, a dengue matou 46 pessoas e infectou outros 42 mil catarinenses. A febre chikungunya tem 37 casos confirmados. A influenza também matou 20 pessoas neste ano. E a covid ainda faz vítimas fatais: foram 126 catarinenses desde o início do ano. E ainda tem os que se recusam a receber vacina. Lamentável.

Fama indevida
Devido a tantas reportagens sensacionalistas é que se espalha pelo país a imagem de que SC é um Estado “nazista”. Que o diga o deputado estadual Gerri Consoli (PSD), que há dias fez uma palestra fora de SC e foi indagado sobre “a cultura do nazismo” por aqui.

Bafômetro
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) promoveu há dias 1º Encontro de Boas Práticas de Saúde e Segurança do Trabalho. Uma delas, que chamou a atenção, foi sobre prevenção de alcoolismo no trabalho portuário, iniciativa do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) de Imbituba, que faz teste de bafômetro antes do início dos turnos operacionais. Se pegar…

A primeira
Domingo, 4, ficará marcado na história da Porsche Cup Brasil, com o registro da primeira vitória de uma mulher em mais de 19 anos e 451 corridas realizadas. Foi da catarinense Antonella Farina Bassani, de 16 anos, de Concórdia, que venceu no Brasil com os carros de competição mais produzidos no planeta. Integrante do programa Young Racing Academy, lançado pela categoria em 2023, ela largou na primeira posição no grid invertido na segunda corrida da classe Sprint Challenge e liderou todas as voltas da prova, com direito à melhor volta da corrida no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. Tudo indica que o futuro reserva muitos pódios para ela.

Poluição sonora
O Tribunal de Justiça de SC condenou uma casa noturna de Maravilha a pagar R$ 50 mil a título de dano moral coletivo, por causa do som alto e perturbação do sossego no entorno do estabelecimento. Perguntar não ofende: quando se lerá notícia parecida envolvendo os milhares de motociclistas que, como uma praga e impunes, infernizam idosos, doentes, autistas e animais com os escapamentos adulterados? O que revolta é que não se vê ações policiais e judiciais para reprimir esses criminosos.

Cabelo e barba
Está começando a chamar a atenção em Florianópolis, Itapema e Balneário Camboriú, a abertura, em números crescentes, de sofisticadas barbearias. Nada demais se não fossem dois detalhes que não escapam para os bons observadores: seus clientes não são lá aquelas coisas, mas mesmo assim seus donos ou prepostos, comparecem para trabalhar ou supervisionar o negócio pilotando carros de extremo luxo e valor. Fazem questão, quando possível, de exibi-los nas vagas de estacionamento em frente aos “seus” estabelecimentos. Hum….

Celesc engajada
Com diversos projetos, a Celesc está muito engajada na questão ambiental em SC. Uma ação, dentre tantas, merece menção, por ser pouco conhecida e socialmente importante: é a de construção e operação de pequenas usinas fotovoltaicas, que aluga para clientes de baixa tensão. Nestes casos, o beneficiário utiliza os créditos da energia gerada pela usina e este valor é abatido da fatura, gerando economia de até 30% nos seus custos com eletricidade.

TCE engajado
Outra instituição engajada é o Tribunal de Contas do Estado, com diversas ações, como de análises sobre a baixa cobertura de esgoto sanitário em SC, de fiscalização sobre as áreas de resíduos sólidos em 80 municípios e de levantamento sobre a estruturação e a governança das 11 regiões metropolitanas quanto a saneamento básico. Uma novidade: nos processos de prestação de contas dos prefeitos relativos ao exercício de 2022 a serem analisados neste ano, serão incluídas informações referentes às metas de saneamento básico cumpridas pelos municípios.

Fake news 1
A Universidade do Estado (Udesc) notificou extrajudicialmente o jornal Diário Catarinense e todas as mídias e redes sociais da empresa NSC, para que em sete dias conceda direito de resposta a reportagens em que associou um elemento gráfico na confecção de uma agenda do seu Centro de Artes (Ceart) à suástica, o símbolo nazista. A Udesc repudia a analogia.

Fake news 2
Na nota oficial sobre o assunto, há um detalhe no parágrafo final: a universidade convida “todas, todes e todos” a conhecer a instituição.