Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Quase 3,5 mil pessoas estão em liberdade condicional com monitoramento eletrônico em Santa Catarina

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Quase 3,5 mil pessoas estão em liberdade condicional com monitoramento eletrônico em Santa Catarina

Raul Sartori

De olho
Foi na reunião ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária, em Curitiba, semana passada, onde o Departamento de Polícia Penal de SC recebeu destaque ao apresentar o trabalho realizado com o monitoramento eletrônico no Estado, que a informação foi divulgada: atualmente 3.350 pessoas estão sendo monitoradas eletronicamente no Estado, por diferentes motivos, mas todos como complemento ao controle e supervisão de liberdade condicional.

04 vereador
São até modestas as apostas futuras do ex-presidente Bolsonaro em relação à sua prole, em especial para o chamado filho 04, Jair Renan, que trabalha no gabinete descentralizado do senador Jorge Seif em Balneário Camboriú. O projeto inicial é elegê-lo vereador na Dubai brasileira nas eleições de 2024.

Balcão de negócios
A única presença catarinense dentre os 37 ministérios do governo Lula, a blumenauense Ana Moser, no Esporte, está muito ameaçada. O sinistro e chantagista “Centrão” quer destiná-lo a um de seus membros como recompensa pela aprovação da Reforma Tributária. O maior interessado é o Republicanos, através do deputado federal pernambucano Silvio Costa Filho, que entende de turismo quanto Lula de física quântica. Com todo respeito.

Sobra dinheiro?
Acerca de nota, aqui, sábado, informando que desde 2019 há R$ 113 milhões em caixa, sem aplicação nenhuma, no Fundo Estadual do Idoso, há boas sugestões. Que tal investir em centros de convivência, em todas as cidades, de forma neles idosos passem o dia, com lanches, jogos, diversão, conversas e, quem sabe, até executando pequenos trabalhos manuais? O pior é se faltasse dinheiro para isso. Mas isso não é o problema.

Esclarecimento
Publicou-se aqui, quinta-feira, constatação do Tribunal de Contas de que as grandes empresas públicas do Estado não cumprem o percentual mínimo de pessoas com deficiência em seus quadros, como Celesc, Epagri, Casan e SCGás. Esta última diz que não foi notificada, mas que cumpre o percentual e atende todas as providências estabelecidas na legislação, incluindo concursos. Que bom.

Inconsistências
A Associação das Mantenedoras Particulares de Educação Superior de SC não se conforma com os encaminhamentos acerca do programa Universidade Gratuita e hoje de manhã a diretora da entidade e seu corpo jurídico darão uma entrevista coletiva na sala de imprensa da Assembleia Legislativa. Vão apontar “inconsistências” e seus reflexos para o ensino superior de SC.

Destinos
Enquanto o governo federal verdadeiramente maltrata o turismo com seus joguetes políticos, seu ministério divulgou sexta-feira que quase 3 milhões de turistas estrangeiros estiveram no Brasil nos primeiros cinco meses deste ano, 108% a mais que o mesmo período do ano passado. SC foi o quinto Estado por onde mais entraram viajantes, depois de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná, pela ordem.

Causa animal
A senadora catarinense Ivete da Silveira (MDB) foi uma presença muito notada nos últimos dias, por estar à frente de vários papéis, como de relatora de projeto determinando que TVs e rádios públicas veiculem através de inserções, somando cinco minutos ao dia, mensagens tratando da prevenção a maus-tratos infantis e ao uso de drogas.

Faixa especial?
Está aí um projeto que precisa ser melhor pensado pelos legisladores estaduais. Implantar faixas especiais para motocicletas nas nossas rodovias? Muito melhor seria fazer o mesmo nas principais avenidas e ruas das cidades.

Beleza feminina
Foi a catarinense Sasha Bauer quem roubou a cena do concurso Miss Universo Brasil 2023, sábado, em São Paulo, vencido pela gaúcha Maria Eduarda Brechane. Ela participou do desfile de trajes típicos usando uma roupa de “camponesa catarinense” inspirada na usada por Vera Fisher em 1969, ano em que a atriz ganhou o concurso de Miss Brasil e concorreu ao Miss Universo.

Cachaça com butiá
Nos próximos dias o plenário do Legislativo estadual deve aprovar projeto do deputado Emerson Stein (MDB) que declara a cachaça com butiá como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de SC.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo