Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Próximo do fim do ano, deputados se preparam para aumentar os próprios salários

Próximo do fim do ano, deputados se preparam para aumentar os próprios salários

Nas caladas
Esse é o período mais propício para que instituições da sociedade pública organizada aprontem, literalmente, contra o contribuinte. Não será surpresa se no “esforço concentrado”, que sempre permite votações nas caladas, nossos legislativos, estadual e municipais, ponham em votação, analisem e aprovem, em horas, projetos criando novos cargos públicos, aumentos salariais, ou benefícios diversos.

Reajustes
Um indicativo disso vem lá da cima, o Congresso Nacional. A Câmara dos Deputados e o Senado decidiram oficializar o pedido para que os salários de parlamentares e servidores sejam reajustados. Por meio de emendas, as duas Casas pedem, para isso, a reserva de R$ 370,4 milhões do Orçamento de 2023. Assim, os salários de deputados e senadores subiriam de R$ 33,7 mil para R$ 36,8 mil.

Exceção
Dos 1.572 deputados estaduais, distritais e federais eleitos no pleito deste ano para o mandato que começa em 2023, apenas 127 não receberam financiamento público através do indecente fundo partidário e eleitoral. Na esfera federal, 13 futuros parlamentares venceram nas urnas sem o apoio financeiro das siglas. Entre eles o catarinense Gilson Marques (Novo).

Contra propina
Que sirva de exemplo. As câmaras de vereadores dos municípios que integram a Comarca de Chapecó firmaram um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público de SC no qual se comprometem a implantar ações que possibilitem a fiscalização do crescimento patrimonial de agentes públicos para verificar a compatibilidade com os rendimentos. A medida, que tem amparo na Lei de Improbidade Administrativa, visa dificultar atos ilícitos contra a administração pública.

Museu
A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quarta-feira sobre os 50 Anos do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville. O pedido para realização do debate foi apresentado pelo deputado Rodrigo Coelho (Pode-SC).

Impunidade
O crime compensa, com ajuda dos políticos. Dá raiva saber da integra do projeto de lei 2858/22, que começou a tramitar na Câmara dos Deputados, que concede anistia para crimes políticos e eleitorais praticados a partir do dia 30 de outubro, término do segundo turno eleitoral. O objetivo é beneficiar as pessoas que tenham participado do bloqueio de rodovias nacionais e demais atos contrários ao resultado das eleições, incluídas as publicações em redes sociais. O autor deste absurdo é Major Vitor Hugo (PL-GO).

Mundo animal
Sem política pública para o problema, a Prefeitura de Criciúma teve o desplante de recorrer de decisão judicial – que perdeu, felizmente – que a proibiu de remover casinhas de abrigo, comedouros e bebedouros para cachorros instalado por uma voluntária na praça Nereu Ramos. Se não faz, pelo deixe quem queria fazer!

Reação
Diante dos sete recentes atos de racismo e nazismo na UFSC, dentre várias providencias da instituição está a iniciativa da estudante Iael Kurjan, do Curso de Ciências Sociais, que está criando a Juventude Judaica Catarinense (nome provisório).

Sem entender
Leitor jura que gostaria de entender porque os ditos “beach clubs” do balneário Jurerê Internacional, na Ilha de SC, não são submetidos às mesmas regras dos demais “normais”. Tem razão. Há dias um humilde morador de praia logo acima, da Lagoinha do Leste, ergueu um simples barraco e teve que demoli-lo em dias, enquanto na praia dos milionários (muitos falsos e picaretas é preciso dizer), nada é feito.

À flor da pele
Há quem aposte que mais cedo do que se pensa o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), vai bater de frente com algumas figuras do PT, como Aloisio Mercadante e Gleisi Hoffmann. É só ver nas entrevistas que Alckmin concede: a dupla se posiciona ostensivamente lado a lado, com poses de desconforto diante do empoderamento do vice.

Nova a brilhante
O Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis, sedia a partir desta quarta-feira a exposição do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea. Tidos como da nova e brilhante geração de artistas de SC, com menos de 30 anos, os três finalistas da 9ª edição – Bill Or (Itajaí), Mauricio Igor (Florianópolis) e Lucas Pereira Elias (Sombrio), apresentarão suas obras em mostra coletiva no Espaço Lindolf Bell. Amanhã também será anunciado o vencedor do concorrido prêmio, que ganhará uma residência artística de três meses na Cité Internationale des Arts, em Paris.